ALMT - Posto TRE - Abril

Comarca de Jaciara reduz a zero número de copos de plástico

Para tomar água ou café o copo descartável costuma ser visto como sinônimo de praticidade, porém o grande acúmulo de lixo plástico tem impacto ambiental considerável. E foi pensando justamente nas questões socioambientais e também econômicas que a Comarca de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá) reduziu a zero a aquisição e utilização de copos descartáveis para o público interno. Desde março deste ano são utilizados pelos servidores copos de vidro, canecas e squeezes no ambiente de trabalho.
A redução de consumo de copo descartável pôde ser notada em Jaciara após a implantação da prática. De acordo com a gestora geral da Comarca, Cátia Cirlene Bihain, antes eram consumidos em média 400 copos por semana. A economia mensal gerada é de aproximadamente 1.500 copos descartáveis. A gestora ressalta que a mudança de comportamento vale muito apena quando se vê resultados satisfatórios como esses.
“Conversamos com a juíza-diretora sobre essa medida, que apoiou e a partir de então não disponibilizamos copos para servidores e terceirizados. Além de ser uma forma de economia, ajuda o meio ambiente. Todo tipo de economia reverte em benefícios diversos, em fatores positivos. Muitos servidores entenderam a iniciativa e estão satisfeitos”.
Essa prática sustentável foi adotada na unidade do interior graças à disseminação de campanhas do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) quanto à importância da conscientização ambiental e o uso racional dos materiais. Mesmo podendo parecer clichê, as atitudes individuais de cada servidor, de cada pessoa, podem gerar grandes e positivas mudanças, com benefícios para a sociedade como um todo.
Copos plásticos são disponibilizados apenas para público externo na recepção, durante as audiências e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Trabalho de conscientização também é feito voltado a essas pessoas. “Fixamos cartazes de conscientização também para público externo, para que utilizem o mesmo copo descartável até o final da permanência no Fórum”, explica a gestora.
Práticas – A Comarca de Jaciara desenvolve outras ações sustentáveis, como o projeto “Fórum Sustentável’, que coleta lixo reciclável em parceria com cooperativa. Redução do número de impressões com o scanneamento e digitalização de processos. Quando há a necessidade de imprimir, utiliza-se os dois lados. Depois que o material for descartado o papel é picotado e destinado à coleta seletiva. Além disso, hábitos que fazem da rotina consciente um grande apoio à sustentabilidade, como desligar luz e ar condicionado, assim como os computadores. “Sempre participamos dos encontros e reuniões sobre sustentabilidade no Tribunal, o que nos ajuda muito”, finaliza Cátia Bihain.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *