MT Hemocentro divulga calendário de coletas

Em setembro, o MT Hemocentro comemorará o dia Mundial do Doador de Medula Óssea e vai intensificar a agenda de coletas interna e externa para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, que abastece todos os hospitais e os prontos-socorros públicos de Cuiabá e Várzea Grande.

No período de 02 a 06 de setembro e de 09 a 13 de setembro, haverá coleta interna normal e das pessoas inscritas na 2ª Corrida Pela Vida. O evento será realizado no dia 22 de setembro, a partir das 07h, com largada do Parque das Águas e inscrições abertas até o dia 13 de setembro. O evento esportivo é realizado pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo Estadual e Municipal de Mato Grosso, com a parceria de empresários.

Nos dias 04 e 05 de setembro, a equipe técnica do Hemobus (ônibus de coleta) estará no município de Nobres, realizando coleta de doações, com o apoio da prefeitura.

No dia 18 de setembro, o atendimento será no Colégio Coração de Jesus e nos dias 19 e 20 a ação de saúde será desenvolvida em parceria com o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac) voltado para os servidores e usuários do SUS.

Outra coleta interna de doação de sangue, contará com a parceria do Sindicato dos Investigadores de Polícia de Mato Grosso, no dia 12 de setembro, na unidade do MT Hemocentro.

Medula Óssea

O mês de setembro é dedicado mundialmente à promoção da doação de medula óssea.

A data, comemorada no terceiro sábado do mês, será lembrada pela direção do banco de sangue público do Estado, que prepara uma programação especial, que terá inicio no dia 16 de setembro, com atividades como palestra educativa sobre o tema, para estudantes em escolas da capital.

No dia 20, o MT Hemocentro homenageará os doadores cadastrados e realizará ações de sensibilização, para que outras pessoas se tornarem doadoras. Nesse dia haverá programação cultural com apresentação musical e outras atividades, como roda de conversa com possíveis doadores, informou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Ainda sobre a captação de novos doadores de medula óssea e de doação voluntária de sangue, a equipe do Hemobus estará no município de Tapurah, nos dias 25 e 26 de setembro, para orientar os moradores e realizar o cadastramento de interessados em apoiar a causa.

De acordo com Zanela, neste mês também é comemorado o Dia Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e o banco de sangue público promoverá atividades de esclarecimento e de orientação sobre a importância da saúde pública para a população, divulgando os serviços que o MT Hemocentro oferta ao usuário do SUS.

Na sede do banco de sangue, há ainda atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas, regulados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oriundos dos 141 municípios de Mato Grosso.

Serviço

As empresas que tiverem o desejo de aderir à campanha do Junho Vermelho devem entrar em contato pelo número: (65) 3623-0044. O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, Nº 1.055, bairro Porto/Centro Sul; os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Já a Unidade de Coleta (UC) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua General Vale Nº 182, bairro Bandeirantes. Para mais informações referentes à unidade, entre em contato pelo telefone: (65) 3324-1062.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *