Temperatura chega a variar em até 2,6°em áreas urbanas de Cuiabá

O GD esteve em diferentes locais de Cuiabá, na quinta-feira (12), para medir a variação atual de temperatura em 4 pontos da capital. Utilizando um termômetro digital, o aplicativo registrou variação de aproximadamente 2,6ºC entre as regiões.

Com termômetros registrando entre 36ºC e 42ºC, Cuiabá tem enfrentando uma forte onda de calor atípica com temperaturas ainda mais elevadas do que a população está acostumada a conviver diariamente.

A primeira parada foi no Parque Mãe Bonifácia, onde apesar de concentrar muitas árvores e vento fresco, foi registado temperatura de 36,2ºC por volta das 10h40.

O segundo ponto foi na Praça Alencastro, no Centro Histórico de Cuiabá. No local o registro foi de 36,8ºC acompanhado de um intenso mormaço de ar quente por volta das 11h. Condição que inclusive favorece o comércio local, já que a venda de água mineral e água de coco aumentam com o tempo seco, conforme relata o vendedor ambulante Carlindo Alves Bastos, 46.

“Tenho o ponto aqui há 10 anos e as vendas aumentaram 100%, estou vendendo uns 100 fardos de água mineral e uma faixa de 100 cocos por dia porque aumentou o calor. Antes era bem menos”, explica.

Outros registros foram feitos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Estrada do Moinho. Ambos locais apresentaram temperatura de 34,2ºC por volta da 11h20, 2,6ºC a menos do registrado no centro da capital.

Nesta semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nota alertando risco de morte com a forte onda de calor em Mato Grosso. O comunicado ressaltou ainda que as temperaturas poderiam variar 5ºC acima da média.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *