ALMT - Posto TRE - Abril

Alunos promovem feira gastronômica com pratos típicos de Cuiabá

Em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, alunos do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema) se reuniram na Orla do Porto, em Cuiabá, para o primeira edição do festival gastronômico “Uma Pitada de Cuiabania na Cozinha da História”. Com a participação dos pais, professores e alunos, visitantes puderam degustar especiarias da culinária cuiabana.

Os pratos foram preparados pelos estudantes da instituição com a orientação dos educadores e suporte dos familiares. Expondo o tradicional peixe frito e a mujica de pintado, o aluno João Paulo Gomes, 17, destacou a forma grandiosa que o evento valoriza a cultura da cidade.

“Eu acho muito importante, porque muitas pessoas estão esquecendo da cultura cuiabana, da comida, principalmente os jovens estão dispersando para outro lado, estão esquecendo na nossa cultura rica, que Cuiabá e Mato Grosso tem”, disse.

João Pedro da Costa Carvalho, 11, que preparou a clássica canjica, comentou sobre a importância do trabalho em equipe para organização da feira.  “Eu nunca tinha participado de um evento como este, eu achei muito legal. Meus colegas me ajudaram, um ajudou na decoração, eu fiz as decorações com cartolina e a canjica, outro ajudou nos aventais”, explicou.

Durante a feira, os estudantes também ofereceram sabores típicos de sucos como o de manga e caju. Os famosos doces cuiabanos como o Furrundu e Doce de Caju não ficaram de fora, conforme destaca a aluna Vitoria Frasson, do 5º Ano.

“Eu achei muito legal, não tive dificuldades, a minha avó ajudou a preparar os doces. Fiz com a matéria prima, que é o caju”, disse.

Em sala de aula, professores trabalharam questões históricas, afim de garantir aos estudantes um olhar especial em torno de aspectos culturais do município. Conhecimentos que, segundo a diretora pedagógica do Cema, irmã Divina Castorina, foram primordiais para a exposição da culinária cuiabana e a união das famílias.

“O evento é muito importante para unir as famílias, esse momento é fundamental que a família se una com os alunos para construir alguma coisa, que nesse caso é alimentação. Tudo isso envolve uma cultura, uma tradição. Para mim o mais importante é isso. E segundo, homenagear a nossa grande Cuiabá, valorizando nossos espaços, se divertir e comer bastante (risos)”, comenta.

A feira aconteceu no último sábado (14). Cerca de mil pessoas passaram pelo local, apreciando as exposições culinárias e apresentações culturais. Resultado que segundo a gestora, abrem portas para uma segunda edição. “Esse evento, para mim foi um tira gosto, inclusive podemos estar analisando através desse, para que no ano que vem, possamos realizar outros”, finalizou.

Veja Mais

Um comentário em “Alunos promovem feira gastronômica com pratos típicos de Cuiabá”

  1. Deise disse:

    Evento Maravilhoso. Nossos alunos e familiares aproveitaram da melhor maneira possível. Nossos jurados ilustre também abrilhantaram o Evento. Parabéns família CEMA

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *