https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/3d9f502193c2376300efbd1fe9fc303c.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

BIÊNIO 2024/2026

Cultura publica Regimento Eleitoral para a formação do Conselho Municipal

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convoca a classe artística, produtores e técnicos culturais a participarem do processo eleitoral para composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá, para o biênio 2024-2026.

Por meio da Portaria Municipal nº 037, publicada na edição da Gazeta Municipal desta quarta-feira (10), os interessados podem acessar todas as informações pertinentes ao Regimento Eleitoral para a formação do Conselho.

Para se habilitarem ao processo eleitoral, os artistas ou produtores culturais devem se inscrever dentro do prazo determinado pela Comissão Eleitoral, conforme estabelecido no cronograma descrito no regimento.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Os Conselheiros titulares e suplentes eleitos devem representar obrigatoriamente diferentes segmentos culturais, não sendo possível eleger dois titulares do mesmo segmento, garantindo assim a diversidade e a representatividade de todos os segmentos culturais no Conselho Municipal de Política Cultural.

A eleição será conduzida por uma Comissão Eleitoral composta por 05 (cinco) membros titulares e 03 (três) suplentes, indicados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. Os candidatos a Conselheiros devem passar por uma verificação de NADA CONSTA pelo Conselho Municipal de Política Cultural ainda na fase de inscrição. Os candidatos habilitados para votação serão eleitores natos. Não será permitida a participação da mesma pessoa em mais de um segmento cultural.

A eleição será direta e realizada de maneira virtual, conforme o chamado da Comissão Eleitoral descrito neste Regimento. A votação será individual, sem a formação oficial de chapas, sendo o mais votado eleito como titular e o segundo colocado como suplente.

Os segmentos podem realizar assembleias presenciais ou virtuais, antes e depois da inscrição, para otimizar o processo eleitoral e enriquecer o debate sobre a qualificação de seus representantes no Conselho.

Será declarado eleito o candidato mais votado em cada segmento, assumindo a vaga de titular. Em caso de empate, o candidato mais velho será considerado vencedor. Ao final do processo eleitoral, a Comissão Eleitoral encaminhará ao Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para a nomeação dos eleitos. A Comissão Eleitoral será automaticamente dissolvida após a conclusão do seu trabalho. Quaisquer outras questões relacionadas às eleições não contempladas neste regimento serão analisadas e decididas pela Comissão Eleitoral.

A escolha dos membros titulares e suplentes representantes da comunidade cultural no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá seguirá os dispositivos deste Regimento Eleitoral, elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá, conforme a Lei Complementar nº. 469, de 31 de julho de 2019.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *