Governo realiza desfile inclusiva para pessoas com deficiência

Com o objetivo de dar visibilidade e promover uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, o Governo de Mato Grosso, sob os cuidados da primeira-dama Virginia Mendes, e em parceria com diferentes entidades públicas e empresas privadas, realizou no Shopping Estação Cuiabá, o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível na noite deste sábado (21.09).

“A primeira-dama Virginia Mendes realizou bem mais que um sonho. Eu sempre tive vontade de levar para as passarelas pessoas com deficiência para mostrar que não estamos em busca apenas de valorização, mas de oportunidade dentro da moda inclusiva e acessível. Queremos mostrar ao público que essas pessoas com deficiências são consumidoras e que os lojistas devem ter um olhar diferenciado para que nós sejamos bem recebidos, pois gostamos e temos vaidade”, explicou a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Tais Augusta de Paula.

O segundo andar do shopping pode conferir de perto na passarela as 33 pessoas com todos os tipos de deficiência, que deram um show na hora de mostrar aos convidados e à plateia, que se formou ao redor do palco, looks dos mais diversos estilos, variadas cores, versatilidade, conforto, com estilos de roupa para o público masculino e feminino.

Com um look tradicional, que inclui camiseta e calça jeans – uma combinação comum ao guarda-roupas da maioria das pessoas –, Eva Santana, de 39 anos, portadora de nanismo e com 90 centímetros de estatura, desfilou na passarela e transbordou de felicidade ao exibir um belo sorriso no rosto.

Antes do desfile, Eva relatou uma das principais dificuldades enfrentadas na hora de comprar suas peças de roupas. “

É difícil encontrar roupas pra gente, pois quando encontramos não serve na largura, temos que tirar um pedaço do comprimento. Minha seção de roupas é a infanto-juvenil”. Na oportunidade, Eva aproveitou para dizer que a sociedade precisa estar atenta às necessidades das pessoas com deficiência: “Tem que olhar mais para nós, rever essa questão dos acessos. Acho muito importante este tipo evento, estou muito feliz que a primeira-dama Virginia Mendes abraçou nossa causa, pois é difícil encontrar pessoas que tenha um olhar de atenção para nosso público”.

A secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Salete Morockoski, disse que “é uma alegria muito grande estar participando deste primeiro desfile inclusivo e mostrar para a sociedade a importância de se incluir as pessoas com deficiência, e despertar nos lojistas a importância de confeccionar roupas adequadas para essas pessoas”.

Para realizar este importante evento, o Governo contou com apoio dos seguintes parceiros: Edson Guilherme Produção de Moda, Shopping Estação Cuiabá, Buffet Leila Maluf, Dia de Festa, La Renovence, Stamp, Lebrinha, TMF Construtora, Pié Locação para Festas, Cerimonial Izis Dorilêo, Soluçao Cosmeticos, Estância 3J, Dj Lucas Fetter, Lojas Hering, Havaianas, Pernambucanas, Tommy Hilfiger, Colcci, Clube Morena Rosa, Richards, Nill Acessorios, servidores voluntários da Unidade de Atenção à Família (UNAF), da Casa Civil, da Setasc, da Adjunta de Direitos Humanos, da Saúde, da Superintendência de Política Públicas para Pessoas com Deficiência, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *