ALMT - Posto TRE - Abril

Câmara deve nomear vereadores para compor investigação contra prefeito

Os novos membros que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Paletó” devem ser nomeados na tarde desta quinta-feira (03), por meio de votação do Colégio de Líderes da Câmara Municipal.

A medida é uma decisão do juiz Wladys Roberto Freire do Amaral, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá.

O presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PTB), chegou a recorrer, mas teve o pedido negado.

A CPI do Paletó tem o objetivo de investigar uma possível obstrução à Justiça do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O requerimento pela abertura da CPI foi assinado pelos vereadores Diego Guimarães (Progressistas), Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV), Abílio Brunini (PSC), Sargento Joelson (PSC), Dilemário Alencar (Pros) e Toninho de Souza (PSD).

Também assinaram Gilberto Figueiredo (PSB) e Elizeu Nascimento (PSC).

No entanto, os dois não exercem mais as funções de vereadores.

Como autor do requerimento, o vereador Marcelo Bussiki segue como presidente da Comissão.

Sendo assim, deverão ser nomeados o relator e membro para compor a CPI.

De acordo com o vereador Diego Guimarães, há uma tendência para os escolhidos sejam os vereadores Toninho de Souza e Sargento Joelson, que integram a base do prefeito.

“Eu tenho certeza que esses vereadores, assumindo a CPI, manterão o desejo que tinham em 2017 de investigar, e não mudarão seus posicionamentos por hoje serem base do prefeito”, comenta.

O presidente da Comissão, Marcelo Bussiki, disse que após a nomeação dos membros, será feita uma reunião para reavaliar o aproveitamento dos trabalhos realizados anteriormente para prosseguir com as investigações.

“Iremos fazer uma reconvocação de pessoas que foram ouvidas, como o Silval Barbosa, e também ouvir novas pessoas para fazermos um relatório que condiz com tudo o que ocorreu”, explica.

Bussiki ainda acrescenta que, caso o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PTB), recorra da decisão judicial, a Comissão deverá aguardar o parecer do Tribunal de Justiça, para então, elaborar um plano de trabalho.

Em entrevista ao Mato Grosso Mais, Misael confirmou que irá nomear os membros da CPI, mas que posteriormente entrará com recurso contra a decisão.

“O parlamento é um Poder independente e ainda existem muitas dúvidas. Cabe recurso, com certeza. É uma posição que já tomei antes, e iremos, sim, usar todos os meios de recursos cabíveis”, afirma.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *