ALMT - Posto TRE - Abril

Apreensão de 111 Kg de ouro motivou operação

A operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (23), denominada “Céu Dourado”, pela Polícia Federal, foi desencadeada por uma apreensão de ouro, ocorrida no dia (10/06), no aeroporto de Goiânia. (fotos da apreensão no final da matéria)

Esta operação tem o objetivo de combater a extração e a venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério. Não houve apreensão de ouro, somente de duas aeronaves.

Ainda foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas, com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro.

Goiânia/GO – A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, apreendeu no dia (10/06) uma carga de 111 quilos de ouro, avaliada em 18 milhões de reais. A apreensão ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima, de que um avião monomotor, com destino ao aeroporto de Goiânia, estaria transportando ouro ilegalmente. A aeronave foi apreendida e o passageiro, que era o detentor do ouro, foi preso e autuado em flagrante por crime ambiental e pelo crime de usurpação de bem da união. Nota da apreensão em Goiânia.

Operação “Céu Dourado”

Foram cumpridos 26 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de aeronaves, nos Estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Goiânia/GO.

Ficou constatado que apesar de uma das empresas envolvidas atuar na exportação de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome.

Estão em apuração os crimes de usurpação de matéria-prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.

Veja o vídeo da Operação “Céu Dourado”

Fotos da apreensão no dia 10/06

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *