ALMT - Posto TRE - Abril

Energisa perde R$ 1 bilhão na bolsa de valores após CPIs, aponta site

A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso e outros estados da federação perdeu cerca de R$ 1 bilhão na bolsa de valores após a empresa ser alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também em Rondônia e no Acre.

De acordo com o site Rondônia Notícias, no dia de 17 de outubro, a companhia encerrou o dia com queda de 0,22% em suas ações.

Segundo o portal de notícias, especialistas atribuem a queda nas ações  às CPIs que investigam a empresa por conta da má qualidade do atendimento e aumento expressivo nas conta de luz.

Conforme a reportagem, em Rondônia, um técnico do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) admitiu à CPI que em alguns casos, os relógios medidores chegam a marcar 40% a mais do consumo real da eletricidade.

Na ocorrência do fato, o medidor é devolvido para a Energisa junto ao com um relatório, porém não é fornecido cópia ao cliente.

Já no Acre, o deputado Roberto Duarte (MDB) apresentou documentos referentes ao consumo de energia em seu escritório, demonstrando que os kWh consumidos entre um mês e outro em nada sofreram alteração, no entanto, a conta praticamente teria dobrado o valor.

Em Mato Grosso, no dia 23 de outubro, a Assembleia Legislativa definiu os parlamentares que irão compor as investigações.

A companhia também é alvo de um inquérito do Ministério Público Estadual (MPE-MT) para apurar supostas irregularidades na emissão das faturas.

De acordo com a denúncia, a Energisa não estaria realizando a leitura prévia dos medidores antes da emissão da conta. A ação é da 6ª Promotoria de Justiça, sob a titularidade do promotor, Ezequiel Borges de Campos.

O procedimento ainda segue em fase de coleta de provas afim de apurar a veracidade ou não dos fatos narrados. O Inquérito foi instaurado após denúncias de consumidores.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *