ALMT - Posto TRE - Abril

A educação financeira deve iniciar desde cedo

Falar sobre dinheiro pode ser um assunto delicado. Muitos de nós nos sentimos constrangidos ao discutir nossas finanças. É comum que preocupações financeiras, muitas vezes, causem ansiedade e até mesmo descontroles nervosos. Problemas financeiros não prejudicam apenas o nosso bolso. Além de abalar os nervos, passar por dificuldades financeiras pode interferir no sono, causar dificuldade para para dormir, dores de cabeça e no corpo, isolamento social, ansiedade e estresse, prejudicando os relacionamentos e a produtividade no trabalho.

A questão é: o que está errado?

É impossível citar uma única causa que explique os constantes problemas financeiros que afetam a população. Porém, uma das causas pode ser explicada pela falta de educação. Mais especificamente, educação para as nossas crianças. Nossos filhos raramente recebem lições sobre orçamento e administração de dinheiro. Muitas pessoas se formam na faculdade e começam a trabalhar sem ter a mínima ideia de como gerenciar seu salário, suas despesas ou o saldo de sua conta bancária. A súbita responsabilidade de ter que administrar seu próprio dinheiro geralmente choca os jovens quando eles se tornam financeiramente independentes dos pais.

Recentemente, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), cujo objetivo é mensurar a evolução contemporânea da economia do país, demonstrou alta de 0,44% em relação ao mês anterior. Para que o crescimento econômico continue a demonstrar níveis percentuais positivos, é preciso buscar a base de toda a população: a infância.

A situação da educação financeira nas escolas

Formas para gastar dinheiro são inúmeras, e muitas vezes é isso que os adolescentes têm em mente a partir do momento único em que se desprendem dos pais e passam a ter suas próprias vidas financeiras. É comum que sites de apostas online Brazil sejam visitados com frequência como uma forma de tentar aumentar os ganhos mensais. No entanto, ninguém sabe qual caminho seguir porque não sabem direito onde quer chegar. E é isso que as crianças precisam ser ensinadas.

Em alguns lugares do país, assuntos financeiros como poupanças e investimentos, pensões, hipotecas, seguros e produtos financeiros são discutidos. No entanto, ainda é uma introdução relativamente recente às escolas, portanto, nem todos os professores podem se sentir confiantes em passar as informações devido à natureza complexa e especializada desse tipo de assunto.

Dificuldades no ensino financeiro

Há também a questão das diferenças religiosas na abordagem e no ensino dessas lições de finanças. Os seguidores da fé islâmica, por exemplo, são proibidos de usar qualquer forma de juros compostos. Isso se refere a hipotecas convencionais, empréstimos estudantis e empréstimos para carros, que são comuns em muitas outras culturas. De qualquer forma, as finanças devem entrar no currículo do ensino médio em breve, visto que a Base Nacional Comum Curricular propõe essa mudança.

Projeto Piloto que levou a educação financeira à rede pública de ensino de vários estados.

Devido a esses fatores, há muitas dificuldades em tornar universal e compreensível a alfabetização financeira. A matemática pode parecer uma matéria propícia para incluir lições de finanças entre os conteúdos existentes. Há, ainda, um debate constante sobre se assuntos como trigonometria ainda merecem tanta atenção, quando as lições de finanças podem tomar seu lugar e proporcionar habilidades que irão durar para toda a vida.

Função dos pais

Ensinar os filhos a terem uma relação saudável com o dinheiro deve começar pelos pais. Afinal, o que eles aprendem na infância vai refletir por toda vida. O mesmo vai acontecer em relação as suas próprias finanças e sustento. Para começar, oriente seus filhos desde cedo como usar a mesada, como consumir com responsabilidade, sobre a importância de guardar dinheiro. Ao apender a poupar, a criança manterá esse hábito e saberá tirar melhor proveito da mesada. Outra dica é ajudá-las a compreender e definir o que é mais útil para elas. Explique a diferença entre necessidade básica e o que é supérfluo, tudo dentro do universo delas, comparando itens como alimentação, vestuário, higiene, brinquedos, viagens, etc.

Esperamos que o futuro mantenha a crescente popularidade das lições financeiras a fim de remediar a falta de conhecimento sobre dinheiro. Essas habilidades serão inestimáveis para os jovens à medida que progridam ao longo da vida. Dessa forma, os jovens poderão ser capazes de pensar criticamente e, em uma visão conjunta, irão ser os responsáveis pelo crescimento econômico do país.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *