Cuiabá avança na reestruturação com a entrega da UPA Verdão

O Prefeito Emanuel Pinheiro fará a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Verdão, na próxima quinta-feira (26), às 9h. A obra de construção da unidade, que estava paralisada desde 2015, foi concluída pela gestão Emanuel e será entregue à população totalmente climatizada, com novas mobílias e equipamentos de última geração.

Além da nova unidade, que recebe o nome do saudoso neurocirurgião Dr. Jony Soares Ramos pela exemplar dedicação aos pacientes SUS Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro já entregou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e avança na reestruturação saúde cuiabana, readequando o fluxo de atendimento entre as Atenções Básica, Secundária e Terciária.

Isso porque, aliando a UPA Verdão como as unidades já existentes, na Morada do Ouro e no Pascoal Ramos, e ainda com a do Leblon, que será entregue em abril, no aniversário de 301 anos, Cuiabá ficará em posição de destaque nacional na cobertura de urgência e emergência.

A afirmação é endossada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017. O documento, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estipula 250 a 300 mil habitantes por UPA. Partindo da decisão, Cuiabá está no limite de cobertura preconizada pelo Ministério, com quatro para pouco mais de 600 mil habitantes.

Na prática, isso significa que a Capital terá capacidade plena para atender de 500 a 600 mil pessoas a mais na Atenção Secundária, completando a virada de página proposta pela atual administração.

“Embora a tarefa de humanizar a saúde pública de Cuiabá seja árdua, pois nossa rede recebe pacientes de todo o estado de Mato Grosso e até de países vizinhos, com as quatro UPAs estaremos aptos para atender até o dobro de população. Faremos isso até os 301 anos, completando nosso maior desafio que era virar a página da saúde pública, ofertando atendimentos mais dignos e humanizados para todos que buscam atendimento”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

SERVIÇO:

Pauta: Inauguração da UPA Verdão

Data: quinta-feira (26)

Hora: 9h

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *