https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/01/policia.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

LEI POLÊMICA

Polícia de Mato Grosso é instruída a não divulgar nomes e imagens de presos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Lenine Martins/Sesp-MT

No último dia 3 de janeiro, entrou em vigor a lei de abuso de autoridade, e os policiais de Mato Grosso estão sendo orientados a não divulgar mais imagens de pessoas presas. A Polícia Civil informou que, além da imagem, a instituição não está mais autorizada a passar nomes ou iniciais de presos.

Essa lei polêmica definiu punições para condutas consideradas excessivas durante investigações e processos judiciais. A Corregedoria da Polícia Civil emitiu um documento na quarta-feira (8), onde os policiais são instruídos.

“Não exibir de forma voluntária e deliberada o corpo ou parte dele de pessoa detida, presa, conduzida, suspeita, investigada ou indiciada, mesmo que por meio de compartilhamento ou permissão de registro áudio-visual ou fotográfico, à curiosidade pública ou em situação vexatória ou constrangimento não permitido em lei, ou que de algum modo exponham a imagem, ainda que dificultada a identificação”.

Já a Polícia Militar informou que, por enquanto, que não divulga mais fotos de presos, nem de costas e nem as iniciais, apenas fotos do material apreendido e vídeo dos policiais narrando a ocorrência. A instituição ainda deve emitir um documento oficial de orientação sobre a nova lei.

Essa lei foi aprovada pelo Congresso Nacional em agosto e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em setembro. O texto define cerca de 30 situações que configuram o abuso, além das punições correspondentes.

Oficialmente, a norma entrou em vigor na semana passada mas, desde 2019, juízes a utilizam para fundamentar decisões.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *