https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Doação-de-sangue-GOV.jpg

DOE SANGUE, DOE VIDA

MT HEMOCENTRO alerta a população para repor o estoque de sangue do Estado

Gov. MT

O único banco de sangue público do Estado, faz um apelo e um alerta para a necessidade da reposição do estoque de sangue para janeiro, período que é comum queda no número de doações voluntárias por ser um período de férias. Até a semana passada a média geral de queda no estoque estava em 45%.

O percentual de redução varia de acordo com cada tipo sanguíneo, mas a queda registrada no estoque estratégico chega até 70%. As maiores reduções são nos estoques do tipo A negativo, com menos 70%, e AB negativo, com menos 66%.

A diretora da unidade especializada, Gian Carla Zanela, resalta que a doação de sangue deve ser voluntária, o que exige da sociedade o senso de solidariedade e de compromisso com a causa de salvar vidas.

“Este período de férias e recessos é muito crítico para o banco de sangue. A queda na quantidade de doação é muito expressiva e, no entanto, a demanda por bolsa de sangue para abastecer os hospitais e prontos-socorros públicos não diminui, pelo contrário, aumenta devido ao crescimento de ocorrências de acidentes, principalmente, de trânsito. O MT Hemocentro é a única referência estadual em transfusão de sangue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por repor o estoque diário das unidades da rede pública de saúde nos municípios e na capital. Não podemos ficar sem doações”, enfatiza a diretora.

Para este mês de janeiro, uma campanha em parceria com a sociedade vem sendo realizada, é previsto o comparecimento de uma equipe de 120 policiais rodoviários federais no MT Hemocentro para fazer a doação de sangue; além dos doadores cadastrados e já fidelizados.

No ano passado o MT Hemocentro recebeu mais de 40 mil coletas de doações de sangue e mais de 12 mil tratamentos de pessoas portadoras de doenças do sangue em seu ambulatório , e realizou a distribuição de cerca de 30 mil hemocomponentes do sangue para unidades públicas de transfusão. Segundo os dados estatísticosda unidade especializiada, pessoas do sexo masculino são os que mais fazem doações com 22.981 e as mulheres registraram 17.255 doações.

O MT Hemocentro possui uma capacidade de captar 150 doações por dia, o que assegura uma estabilidade no estoque de bolsa de sangue para atender a população. As doações de sangue e o agendamento de campanhas de doação podem ser feitas nas 16 unidades de coleta existentes nos municípios e, na capital, o doador pode procurar as seguintes unidades:

MT HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Sede: Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá – MT.
Tel.: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá
Rua General Vale 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 08h as 12h e de 13h as 16h00.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de janeiro de 2020 às 17:39:57
  • 14 de janeiro de 2020 às 17:38:54