https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/08/12-Júri.jpg

EM MT

Poder Judiciário alerta população sobre o tráfico de pessoas

Reprodução

As diversas frentes de trabalho realizadas e apoiadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso buscam também a conscientização da população sobre diversas questões sociais. Uma delas é com relação ao enfrentamento do tráfico de pessoas, em que vários casos chegam à justiça.

Como forma de prevenção e orientação sobre o assunto, vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado será veiculado a partir desta sexta-feira (21 de fevereiro), período que antecede o feriado de Carnaval, em telões no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap) buscou apoio no Judiciário para a elaboração do produto audiovisual e a juíza da 9ª Vara Criminal de Cuiabá, Renata do Carmo Evaristo Parreira, atendeu a solicitação em atenção ao tema sério, urgente e necessário para ser abordado. Trabalho em conjunto também com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT).

“Essa parceria é de fundamental importância, tendo em vista que é no Judiciário que todas essas ações acabam desaguando. Esse é um momento de fluxo mais intenso, tanto nos aeroportos, rodoviárias, estradas, em função do feriado prolongado e é justamente nessa época que pessoas são aliciadas, vítimas desse tipo de tráfico. A prevenção, principalmente, é uma forma de evitar que o tráfico de pessoas aconteça, em suas diversas formas.”

Muitas pessoas podem não saber, mas o tráfico de pessoas existe e Mato Grosso não está fora desse contexto.

Segundo a magistrada, há muita incidência desse tipo de crime.

“Nos últimos dois anos existiram 45 pessoas vítimas do tráfico nas diversas formas, como exploração do trabalho, casamento servil, exploração sexual, adoção ilegal, trabalho escravo, tráfico de órgãos.”

Para chamar a atenção e alertar sobre essa realidade existente no Estado, a Cetrap vai fazer trabalho próximo às pessoas, como as panfletagens, já que nesse momento de festa que é o carnaval, há aglomeração de pessoas nos grandes eventos, ficando mais vulneráveis e são aí que elas são aliciadas. Os trabalhos começaram já nesta sexta-feira, com panfletagens no aeroporto.

A coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim reitera que o tráfico de pessoas existe e diz que é difícil identificar o perfil da pessoa que comete esse tipo de crime. Mas ela faz alerta para que as pessoas fiquem alertas com propostas de emprego com alguém que acabou de conhecer e promete salários altíssimos.

“A oferta de oportunidade para ser modelo ou jogador de futebol, com salários elevados, nesses tempos difíceis que estamos vivendo, usam da fragilidade das pessoas para tirar proveito e oferecer emprego que não existe”, afirma.

Com o slogan ‘Não deixe que seu sonho vire uma armadilha’, o Cetrap trabalha para que as pessoas fiquem atentas a tipos de aliciamentos que possam levar ao tráfico de pessoas. “Nessa fragilidade de sonhar as pessoas caem na armadilha do tráfico”, completa.

Denúncias sobre tráfico de pessoas podem ser feitas pelo Disque 100.

Campanha – o vídeo será exibido 24 horas por dia, durante 15 dias, em telões em pontos estratégicos, como no saguão e interior das salas de embarque, saguão, mostrando os tipos existentes de tráfico de pessoas e, principalmente, que ele existe.

Parceria firmada com órgãos públicos permitirá que o vídeo seja veiculado nesses locais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *