https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Captura-de-Tela-2020-04-01-às-20.04.35-640x352-1.png

ALMT - Posto TRE - Abril

MANEJO DE AVES

Manutenção de comedouros e bebedouros garante desempenho da produção

REPRODUÇÃO

Em um aviário, comedouros e bebedouros têm que funcionar 24 horas.

O abastecimento de água não pode parar, nem a disponibilidade de ração para as aves.

Se houver algum imprevisto e os equipamentos apresentarem falhas de funcionamento, a manutenção tem que ser rápida e eficiente.

Na granja, a água é utilizada para higienização e, principalmente, para hidratação dos frangos.

Para que não falte, tudo tem que estar funcionando bem. Na propriedade do Rodrigo Recanelli, em Amparo (SP), se houver algum problema elétrico na bomba do poço artesiano ou no nível de água nos reservatórios, soa um alarme.

“A gente tem duas fases: o alarme elétrico, que é acionado caso a bomba apresente algum problema, e o alarme de nível de água, acionado caso o nível dos reservatórios caia para menos de meio. Aí, toca uma sirene. Se houver um imprevisto nos reservatórios, eu ainda tenho água para abastecer a granja por 24 horas. Se não for suficiente, tenho tempo para esperar a chegada de um caminhão-pipa para preencher as caixas. Toda semana a gente faz uma avaliação para verificar se há rompimento de canos ou algum vazamento. Além disso, todos os anos a gente faz uma limpeza geral e higienização das caixas”, explica Rodrigo.

Durante a troca de lotes, antes da chegada dos pintinhos, o produtor precisa estar atento à higienização correta do sistema hidráulico.

É preciso, por exemplo, fazer a hipercloração para evitar a presença de biofilme nos bebedouros e, posteriormente, fazer um flush para abastecer o sistema com água limpa.

“É preciso higienizar filtros e dosadores”, aponta o extensionista Tafarel Tassin. Também antes do alojamento das aves é preciso verificar se os bicos dos bebedouros não estão travados ou pingando. “Isso é manutenção interna. O benefício do bebedouro do tipo nipple é a qualidade da água, pois se  houver excesso na tacinha, a água vai ter mais contaminação por agentes externos. É importante deixar o sistema cheio de água para não haver ressecamento dos bicos, o que ocasionaria travamento e prejudicaria o manejo inicial”, completa Tafarel.

Com a chegada dos pintinhos, a manutenção dos bebedouros é diária. O produtor deve se preocupar com altura e vazão do bebedouro, além de controle de pH e cloração da água.

“Tudo isso para proporcionar o máximo de conforto para o desenvolvimento das aves. Se houver uma vazão muito alta, além de desconforto e dificuldade de consumo, a cama do aviário vai ficar molhada, o que pode trazer problemas futuros para o lote”, diz Tafarel.

O painel faz o controle do consumo diário, medindo quanto o frango bebe por dia, além de acusar a temperatura da água.

A quantidade de água que os pintinhos bebem está totalmente relacionada com a quantidade de ração que consomem.

Se não se hidratarem bem, não vão comer o suficiente. Os pintinhos da granja do Rodrigo estão com dois dias de vida, e a alimentação adequada na fase inicial é essencial para o bom desenvolvimento das aves. A primeira semana é a mais importante no ciclo de produção.

“Bebedouros e comedouros devem estar bem regulados, com oferta de ração e água, para que, ao chegarem, os pintinhos possam comer e beber à vontade”, explica Anderson Marcelo Milani, supervisor de agropecuária.

No intervalo entre lotes, Rodrigo diz que faz a manutenção dos silos e a retirada dos restos de ração que ficam nos pratos, destinados à compostagem.

“Verificamos a limpeza dos pratos e derivadores, além dos motores elétricos para evitar possíveis falhas”, completa. Anderson destaca que muitos cuidados devem ser tomados durante as manutenções dos comedouros e bebedouros para que não aconteçam acidentes nos aviários.

“É importante que o produtor faça um bloqueio, desligando disjuntores. Já tivemos casos de produtores que se machucaram, e hoje a gente trabalha na prevenção”, alertou.

Devido ao que a granja demanda no dia a dia, a gente correu atrás de conhecimento, eu fiz curso de elétrica e de manutenção. Estou sempre atento e pronto, 24 horas”, finalizou Rodrigo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *