https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/portaldoholanda-982550-imagem-foto-1amazonas.jpg

DECISÃO

Diretor do Ibama é exonerado após operação contra garimpos

Agência Senado

O governo publicou nesta terça-feira (14), no “Diário Oficial da União”, a exoneração do diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Olivaldi Azevedo.

A exoneração foi assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo o ministério, a decisão foi tomada em comum acordo e, agora, o governo diz querer “melhorar” o combate ao desmatamento.

Olivaldi assumiu o cargo em janeiro de 2019. Antes, ele atuava como subcomandante da Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto (SP).

No ministério, ele era considerado uma “indicação pessoal” de Ricardo Salles e criticado por, supostamente, criar dificuldades às ações de fiscalização.

Até a última atualização desta reportagem, Olivaldi ainda não tinha retornado as tentativas de contato do G1 e da TV Globo.

No domingo (12), o Fantástico mostrou uma megaoperação do Ibama para tirar madeireiros e garimpeiros ilegais de terras indígenas no sul Pará. O objetivo era proteger os cerca de 1700 indígenas que moram nas localidades do contágio pelo coronavírus.

Desde o início da pandemia, as invasões em terras indígenas na Amazônia aumentaram. Os alertas de desmatamento subiram 29,9% em março deste ano, comparados ao mesmo período de 2019.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *