https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/DSF6448.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

HOSPITAL METROPOLITANO

Ampliação está na reta final; vereadores, AL e TCE acompanham vistoria

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Mayke Toscano/Secom-MT

As obras de ampliação do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, que iniciaram no dia 23 de março, já estão na reta final e devem ficar prontas até o final de abril.

Na manhã desta sexta-feira (17.04), o governador Mauro Mendes fez uma vistoria para acompanhar o andamento da construção, ao lado da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, do senador Jayme Campos, do ex-governador Julio Campos, e de vereadores da Cuiabá, secretários de Estado e representantes dos Poderes.

Na unidade, estão sendo preparados 180 novos leitos clínicos e mais 30 UTIs, além da reforma dos demais espaços. Com a obra finalizada, o hospital vai contar com 238 leitos clínicos e 40 UTIs voltadas exclusivamente para atender aos casos graves de coronavírus.

“A obra que estamos fazendo é muito mais vantajosa economicamente do que se fizéssemos hospitais de campanha, provisórios. Esse é um legado definitivo. O Metropolitano será a grande referência no Estado de Mato Grosso para o atendimento de pacientes de covid-19”, afirmou o governador.

Governador Mauro Mendes vistoria as obras do Hospital Metropolitano em Várzea Grande
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf, acompanharam o governador tanto na vistoria dos leitos clínicos, na parte de trás do hospital, quanto nos novos leitos de UTI, que estão sendo construídos na parte da frente.

Os vereadores Lilo Pinheiro, Diego Guimarães, Vinicius Hugueney, Sargento Joelson, Marcelo Bussiki e Wilson Kero Kero também acompanharam de perto o andamento da construção.
De acordo com Bussiki, a obra tem sido tocada “em tempo recorde” e vai trazer muitos benefícios para os mato-grossenses, pois a ampliação será permanente.

“Vai passar a pandemia do covid-19, mas esses leitos continuarão à disposição da população cuiabana, várzea-grandense e de todo o Estado. Isso soa muito bem. Estamos vendo a eficiência da aplicação do recurso público”, disse ele.

Também estiveram no local os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Gilberto Figueiredo (Saúde) e Alberto Machado (Gabinete de Governo).

A comitiva também vistoriou as obras para reserva de leitos de coronavírus no Hospital Estadual Santa Casa. Também estão sendo ampliados dezenas de leitos nos hospitais regionais de Sinop, Alta Floresta, Colíder, Cáceres, Rondonópolis e Sorriso, além de parcerias para obter leitos junto aos hospitais municipais.

Governador Mauro Mendes vistoria as obras do Hospital Metropolitano em Várzea Grande
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

A obra

O Hospital Metropolitano passou por uma reforma geral e ampliação no bloco existente. Na ampliação, foi projetado um módulo de 30 leitos de UTI na parte da frente e outros 180 leitos de enfermaria ao fundo, divididos em seis blocos de 30 leitos cada. Esses blocos podem ser adaptados para propiciar leitos semi-intensivos, com rede de oxigênio, ar comprimido e a vácuo.

A montagem das paredes usa painel isotérmico, mesmo sistema da China, um modelo eficiente de fácil montagem que otimiza o tempo de obra.

A escolha do Metropolitano se deu ao fato de o Hospital já ter toda a infraestrutura como referência. Ou seja, caso seja necessário levar o paciente para algum procedimento que requeira raio-x ou qualquer outro exame, será muito fácil e prático. O que não ocorreria se o local escolhido fosse um estádio, ginásio ou mesmo um hotel.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *