https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/lightning-1927513_1280-640x480-1.jpg

PREVISÃO DO TEMPO

Maio começa com temporais e raios; veja onde

CANAL RURAL/SOMAR METEOROLOGIA
[email protected]

Pixabay

Sul

O primeiro dia de maio amanhece com formação de névoa úmida do norte de Santa Catarina ao leste do Paraná. Além disso, a expectativa é de chuva em boa parte da região nesta sexta-feira.

Pancadas isoladas podem se espalhar pelo centro, oeste e extremo norte do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e pela metade sul e leste do Paraná.

A precipitação vem em forma de pancadas rápidas, mal distribuídas e sem grandes acumulados, ou seja, apesar de muito bem-vinda, ainda é considerada insuficiente para reverter o déficit hídrico na região.

O tempo firme ainda chama a atenção especialmente no sudeste gaúcho e na metade norte paranaense, que não registra uma gota de chuva sequer há pelo menos 14 dias.

Com relação aos ventos, rajadas em torno de 50 km/h podem ser registradas na parte central de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul.

A previsão é de tempo firme na maior parte da região sob efeito da massa de ar seco.

Ainda pela manhã pode ter névoa úmida na metade norte do Espírito Santo. O destaque é o retorno da chuva ao litoral de São Paulo devido à passagem de uma frente fria, ainda que de forma muito afastada do oceano.

Será uma precipitação rápida, isolada e sem grande intensidade. Até o final do dia, essa chuva isolada pode alcançar Paraty, no Rio de Janeiro.

A frente fria que passa pela costa ajuda a deixar o mar mais agitado. A Marinha do Brasil alerta para ressaca de Ilhabela (SP) ao Farol de São Tomé (RJ) com ondas de 2,5 metros de altura. Alerta válido até sábado de manhã.

Centro-Oeste

Nos três estados da região, além de no Distrito Federal, a sexta-feira será de céu claro, ensolarado e com temperaturas elevadas.

Até o fim do dia, possibilidade de chuva apenas no noroeste mato-grossense devido à combinação entre calor e umidade.

A precipitação será isolada e sem grande intensidade.

Nordeste

No início de maio pouca coisa na distribuição de chuva. Condição de precipitação mais volumosa em áreas costeiras desde o Alagoas até o Maranhão e tempo seco no sertão e agreste.

Atenção ao risco de temporais do norte do Maranhão ao o litoral do Ceará com possibilidade para raios.

Norte

Ainda há possibilidade de névoa úmida, desta vez no norte de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Primeiro de maio com expectativa de chuva em boa parte da região, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor.

Os maiores volumes são esperados do nordeste do Pará ao Amapá, e a chuva pode vir acompanhada por trovoadas.

O tempo firme deve predominar o Tocantins e o sudeste do Pará.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *