https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/865_ADDD09DC8674D9AC-scaled.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

NA HISTÓRIA

Pela 1ª vez, Brasil tem juro real negativo no horizonte de 12 meses

Ueslei Marcelino/Reuters

Com o novo corte na taxa Selic para 2,25% promovido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (18), o Brasil atingiu pela primeira vez em sua história juros reais negativos.

Pelos cálculos do economista Jason Vieira da Infinitiv Asset, considerando a taxa de juros prevista para os próximos 12 meses, os juros reais no Brasil estão em -0,78%.

O conceito de juros reais é a taxa de juros descontada a inflação projetada para o período. Ou seja, os títulos do governo brasileiro remunerados pela Selic não compensam a inflação.

Logo o investidor que deixar seu dinheiro nessa tipo de aplicação na prática perderá valor. É uma conjuntura altamente estimulativa da economia porque valeria muito mais a pena correr risco num negócio produtivo.Também é um forte estímulo ao consumo, porque quem compra algo a prestação, descontada a inflação, tem parcelas mais baratas do financiamento no futuro.

O problema é o tamanho da crise e da aversão ao risco provocados pela pandemia, que reduz a eficácia da política monetária. “Os spreads devem seguir pressionados justamente pelo alto risco de inadimplência na carteira dos bancos”, diz Sérgio Vale, economista chefe da MB Associados.

Traduzindo: o corte da taxa Selic não chega para as empresas porque os bancos estão com muito medo de calote. Dessa maneira, o efeito de estímulo ao investimento é bem menor do que deveria.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *