https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/resultados-circuito-nelore-araputanga-mt-2020.jpg

3ª ETAPA

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.000 animais em Araputanga (MT)

DA ASSESSORIA / PAULO SANTOS
[email protected]

Divulgação

Em Araputanga (MT), o Circuito Nelore de Qualidade apresentou resultados expressivos. Na 3ª etapa dessa vitoriosa iniciativa, realizada na unidade da Friboi localizada no município, foram avaliados 1.015 animais, sendo 817 machos e 198 fêmeas. Os resultados foram divulgados pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

Um dos destaques da etapa foi a média de peso das carcaças de machos: 24,1 arrobas. A grande maioria dos animais participantes (78,7%) apresentou mais de 23 arrobas de peso. Entre os machos, 71,6% apresentaram acabamento de gordura mediana ou uniforme.

Concluídas as avaliações, o Melhor Lote de Carcaças de Machos, vencedor da Medalha de Ouro, foi de Eleonor Ogliari, da Fazenda Cruzeiro do Sul (Tangará da Serra, MT). A Medalha de Prata foi para Rodrigo Franco, da Fazenda Três Irmãos (São José do Quatro Marcos, MT). Já a Medalha de Bronze ficou com a Agropecuária Grendene Ltda, representando a Fazenda Ressaca (Cáceres, MT).

Entre as fêmeas avaliadas, 65,2% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes. A média de peso foi de 15,2 arrobas, com 81,8% dos animais pesando mais de 14 arrobas. Além disso, 87,3% das fêmeas tinham acabamento de gordura mediana.

A Agropecuária e Comércio Córrego Alegre, da Fazenda Duas Barras (Cáceres, MT), conquistou a Medalha de Ouro ao apresentar o  Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. A Medalha de Prata foi para Eduardo Aguiar Borges Ribeiro, da Fazenda Rancho Grande (Indiavaí, MT), enquanto o Bronze foi para a pecuarista Letícia Inês Freire Matos, da Fazenda 3 Meninas (Glória D’Oeste, MT).

“O Circuito Nelore de Qualidade comprovou o resultado do nosso trabalho em relação a várias características positivas. Trata-se de uma inciativa que auxilia os pecuaristas, pois conseguimos mensurar o trabalho e, assim, comprovar que estamos no caminho certo em relação ao manejo da propriedade”, declara Rogério Miranda Lopes, gerente da Fazenda Duas Barras.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *