https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/desmatamento2.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

"100%"

Salles diz que Ibama cumpriu meta de combate ao desmatamento

ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, divulgou os resultados alcançados nas metas institucionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no período de 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020.

Um dos dados aprovados pelo ministro chama a atenção: a meta de combate ao desflorestamento na Amazônia Legal, que é o volume de devastação que o órgão deveria ter reduzido no período.

A divulgação das metas pelo ministério tem o objetivo de pagar a Gratificação de Desempenho de Atividade de Especialista Ambiental (GDAEM) devida aos ocupantes dos cargos efetivos do Ibama e pertencentes a carreira de especialista em meio ambiente.

Crise

Há duas semanas, a pesquisadora responsável pelo trabalho de monitoramento da devastação florestal no Inpe, Lubia Vinhas, foi exonerada. Ela era coordenadora-geral de Observação da Terra do Inpe, departamento responsável pelos sistemas Deter e Prodes, que acompanham o desmatamento na região amazônica.

A exoneração foi assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, e ocorreu após a divulgação de recordes de desmatamento. Segundo o ministro, a demissão se deve a uma reestruturação do órgão.

O Inpe foi alvo de uma série de desentendimentos entre o presidente Jair Bolsonaro e o então diretor do órgão, Ricardo Magnus Osório Galvão, que foi acusado de agir “a serviço de alguma ONG”, ao divulgar dados sobre desmatamento. Para o chefe do Palácio do Planalto, Galvão faz “propaganda negativa do Brasil”. O pesquisador acabou deixando o cargo.

Esforços

Para tentar controlar a devastação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz Mendonça, prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em ações conjuntas com as Forças Armadas na Amazônia Legal. A intenção é que os agentes combatam incêndios e desmatamento até novembro.

Já são 14 meses consecutivos de alta no corte da floresta em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em oito deles, as taxas bateram os recordes do registro desde 2015. Isso tem causado a pressão internacional de empresas, ativistas e líderes no Conselho da Amazônia, coordenado pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB).

Veja Mais

Um comentário em “Salles diz que Ibama cumpriu meta de combate ao desmatamento”

  1. Tadeu Santos disse:

    Absurdo este miliciano bandido do Bolsonaro não faz nada para conter O desmatamento na Amazônia. Sem a Amazônia o Brasil vira deserto. Acorda Brasil! Cadeia nesses vagabundos desmadores fazendeiros bandidos

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *