https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/11042_F34165D0983AFF9B.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

AÇÃO INTEGRADA

MP, polícia e FAB combatem garimpo ilegal em aldeia indígena na Amazônia

Mathias Brotero/CNN

Uma operação do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Força Aérea Brasileira, em conjunto com a polícia civil do Goiás, desarticulou um garimpo ilegal no sul do Pará, nas terras dos índios mundurucu. O balanço final da operação ainda não foi divulgado.

Por ter sido sigilosa, os agentes que participaram da operação deixaram Brasília à meia-noite desta terça-feira (4) com destino ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso, conhecido como base aérea do Caximbo, no Pará. A reportagem da CNN acompanhou toda a ação.

Por volta de oito da manhã, três helicópteros que faziam parte da operação decolaram em direção ao garimpo. O local de difícil acesso fica a duas horas e meia do local, no meio da Amazônia.

Pouco após a decolagem, já foi possível observar diversos garimpos em meio a um oceano de árvores. A maioria tem pistas de pouso para pequenos aviões.

Durante o sobrevoo do alvo da missão, vimos barracões abandonados, algumas pessoas correndo e pelo menos três máquinas de garimpeiros sendo incendiadas. O garimpo é um imenso descampado em formato cicatriz que se estende do meio da mata até o rio Tapajós.

De acordo com estudos realizados durante os preparativos da operação, cerca de 6.500 indígenas vivem na região, que tem ao redor de 3.000 hectares.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *