https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/WhatsApp-Image-2020-08-18-at-11.08.46.jpeg

ARBITRARIEDADE E IRREGULARIDADES

Jornalistas do IFMT conseguem suspender Lei da Censura na Comunicação

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Divulgação

A Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) publicou no dia 11 de agosto a Resolução n. 46 do Conselho Superior que aprova Ad Referendum a Política de Comunicação do IFMT.

O atropelo e a arbitrariedade do processo pegou os jornalistas lotados nos Campi – localizados em municípios do interior e região metropolitana de Cuiabá – de surpresa, uma vez que nenhum destes profissionais foi consultado para a construção do documento.

Como resposta, 11 dos 12 jornalistas dos Campi elaboraram uma Carta Aberta ao Conselho Superior apontando os as arbitrariedades e irregularidades técnicas apresentadas no documento proposto pela Reitoria.

Entre os pontos mais absurdos, o Plano de Comunicação do IFMT dá poderes de deus à figura do Diretor de Planejamento Estratégico, enfraquecendo a visibilidade e participação do profissional de comunicação na elaboração das políticas institucionais de comunicação.

A Política de Comunicação do IFMT se transforma em uma espécie de “lei da mordaça” no Item 7.7.1 da Resolução, que ordena a todos os Campi – que possuem autonomia própria – a compartilhar suas senhas de redes sociais com a Reitoria, para que esta – de acordo com o documento – possa publicar materiais de interesse da mesma.

Na reunião do Consup desta segunda-feira (17), os jornalistas dos Campi conseguiram a derrubada temporária da resolução. Um grupo de trabalho do Conselho Superior analisará a matéria para a votação da resolução.

Os jornalistas esperam que, desta vez, participem efetivamente no processo. E que dele saia uma Política de Comunicação realmente democrática e que atenda às necessidades dos profissionais que trabalham nos Campi, sem qualquer tipo de arbitrariedade.

Leia a carta aberta

CARTA AO CONSUP sobre a Resolução 46-2020 (1)

Resolução nº 046 – 11.08.2020 – Aprovar Ad Ref a Política de Comunicação do IFMT (2)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *