https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/ViewImage.png

ABASTECIMENTO

Altos da Serra ganha reservatório de 3 milhões de litros de água tratada

Em meio ao clima de deserto, a notícia de uma conquista: entra em operação no dia 08 de setembro o Reservatório Altos da Serra. Localizada no bairro que o nomeia, a unidade de reservação de água tratada construída pela concessionária de saneamento de Cuiabá beneficiará diretamente 24 bairros da região Leste da cidade, atendendo a 63 mil pessoas. O RAP tem a capacidade de armazenar três milhões de litros, o que significa água na torneira com pressão 24 horas por dia às comunidades localizadas em sua área de abrangência.

A entrega do RAP Altos da Serra marca o início do processo de melhoria e revitalização do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Tijucal. “Temos trabalhando incessantemente para garantir abastecimento de qualidade às famílias cuiabanas. Neste sentido, é importante observar que, ao contrário do que outros municípios estão vivendo nesta forte estiagem, Cuiabá segue mantendo a regularidade na prestação do serviço, mesmo com a baixa no volume de água dos rios Cuiabá e Coxipó”, pontua o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

A estrutura do novo reservatório é de aço e tem revestimento vitrificado. A obra custou R$ 2 milhões, foi realizada em seis meses e está localizada ao lado de um reservatório já existente, que foi revitalizado. Juntos, eles têm capacidade de armazenar seis milhões de litros de água tratada, volume que assegura o abastecimento em sistema contínuo à região.

Melhorias – Além de investir em unidades de captação, tratamento e armazenamento, a concessionária tem trabalhado na melhoria das redes que compõem o sistema de abastecimento de água do município. Por meio do Programa Permanente de Combate às Perdas, tubulações antigas e danificadas têm sido substituídas ou reparadas. A medida evita a ocorrência de vazamentos, tanto aparentes quanto não visíveis.

Sistema Tijucal – Responsável pelo abastecimento a 77.456 famílias em 85 bairros, o SAA Tijucal seguirá passando por ações de ampliação e melhorias, dentre as quais a execução da modelagem hidráulica de todo o SAA Tijucal e a execução dos DMC’s (Distrito de Medição e Controle).

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de setembro de 2020 às 12:59:03