https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/d58b634514fa49c842451c4a2bb05cd0.jpg

MAIS DE 1 MILHÃO

Hacker é preso após invadir sistema do Detran e cancelar R$ 1,3 mi em multas

Divulgação

Um hacker envolvido em fraudes no sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) foi preso temporariamente na segunda fase da Operação Backdoor.

A ação foi deflagrada nessa segunda-feira (21). O homem é suspeito de cancelar multas de forma irregular invadindo os computadores do Detran.

A ação é resultado do trabalho conjunto da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor/Cecor), com apoio da Delegacia de Polícia de Alto Paraíso (PCGO).

Além de prender o envolvido, os investigadores apreenderam equipamentos de informática de alto valor, que serão periciados.

Segundo o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o hacker se aproveitou de vulnerabilidades no sistema Getran e conseguiu cancelar multas e retirar restrições judiciais e administrativas.

Isso permitiu o licenciamento e a transferência de propriedade de veículos com pendências, o que gerou prejuízo de, pelo menos, R$ 1.371.658,99 aos cofres públicos no período entre maio de 2019 e janeiro de 2020.

As fraudes eram solicitadas pelos proprietários ou usuários dos veículos a despachantes, que por sua vez encomendavam o serviço de alteração no sistema Getran a hackers especializados nesse tipo de crime. Em alguns casos, as alterações foram feitas para liberar veículos destinados a leilão.

Acesso ilegal

Backdoor é o termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para cometer as fraudes: uma porta de acesso ao sistema Getran criada ilicitamente para permitir o uso por pessoas não autorizadas.

Veja Mais

Um comentário em “Hacker invade sistema do Detran, cancela multas e acaba preso”

  1. Erasmo disse:

    Detran um ladrão autorizado pelo o estadolixo. Acorda meu povo. #euapoioohacker

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *