https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/whatsapp-image-2020-10-18-at-10.58.38.jpeg

TÁXI AÉREO

Avião bate em vaca durante decolagem no AC e parte ao meio

Uma aeronave de pequeno porte ficou partida ao meio depois de bater contra uma vaca enquanto decolava.

O acidente ocorreu na sexta-feira (17), em uma pista na comunidade Novo Porto, na zona rural do município de Jordão, uma dos municípios isolados do Acre.

A comunidade fica a cerca de 45 quilômetros da cidade. Ainda impressionado, um dos passageiros da aeronave, Manoel Herles, de 32 anos, contou ao G1 como tudo aconteceu.

Além dele e do piloto, estava um outro passageiro. Ninguém ficou com ferimentos graves.

A reportagem entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pelo telefone disponibilizado à imprensa na internet e também mandou um e-mail para saber se a aeronave envolvida no acidente está regularizada junto ao órgão, mas até última atualização desta matéria não obteve resposta.

Porém, no site do órgão consta que o certificado de aeronavegabilidade está suspenso e a aeronave não tem autorização para fazer o serviço de táxi aéreo. O G1 não conseguiu contato com o piloto e nem com o dono do avião.

O passageiro disse que a aeronave estava em velocidade já para decolar quando ao menos 15 vacas e bois surgiram na pista. Para evitar um acidente ainda pior, o piloto tentou decolar de forma mais rápida, mas o trem de pouso ainda bateu em um dos animais.

O avião ainda subiu cerca de cinco metros, mas, como o piloto percebeu o impacto, resolveu desligar o motor enquanto ainda não estava em uma altura tão elevada. Foi quando a aeronave caiu ao solo.

“A pista estava livre, mas aí do nada apareceram os animais. O piloto levantou a frente do avião justamente para a gente não bater em todos, talvez o acidente teria sido ainda maior. Batemos no chão três vezes, rodamos e no terceiro impacto o avião partiu ao meio e só parou quando encostou em uma árvore. Eu estava na parte de trás e quebrou bem nos meus pés. Foi tudo muito rápido”, contou o passageiro.

Depois de cair, o avião ficou distante cerca de 15 metros do local do impacto com o animal. A vaca também foi arremessada a uma distância de cinco metros e morreu.

“Foi um susto muito grande, não consigo nem explicar. Fiquei só com alguns arranhões na perna, mas tem o trauma psicológico que fica, com certeza. A vida passa em segundos pela nossa cabeça numa hora dessa”, disse Herles.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *