https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/iphone-12-pro-1-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

TELEFONES CELULARES

Mercado surpreende ainda mais com crescimento que impacta outros setores da economia

Reprodução/Apple

Atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha um celular, afinal, esses aparelhos se tornaram nossos companheiros inseparáveis. Ferramentas multiuso, que permitem que os usuários acessem e-mails, que batam papo com os amigos e até mesmo que encontrem sua alma gêmea através de aplicativos, os smartphones são parte intensa do nosso dia a dia.

Nos últimos anos, observou-se um aumento do número desses aparelhos no mercado. E, com tecnologias cada vez mais avançadas, como câmeras que competem com as profissionais em alguns casos e até mesmo leitura facial para desbloquear a tela do celular, essas ferramentas acompanham as tendências e se fazem ainda mais interessantes aos usuários. Os brasileiros são alguns dos adeptos mais fervorosos dos celulares a nível mundial.

Confira neste artigo mais informações sobre o sucesso deste mercado no Brasil e como isso tem se refletido em outros setores.

Por que o mercado de smartphones faz tanto sucesso no Brasil?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, empresa alemã que é especializada em realizar esse tipo de serviço, havia, em 2019, 136,46 milhões de usuários de smartphones no Brasil. Esse número ainda deve aumentar muito até 2025, o que demonstra o potencial que esse mercado pode alcançar no país.

Um dado impressionante sobre o Brasil com relação ao uso diário de celulares é que o país ficou em quinto lugar no ranking global de utilização deste aparelho de acordo com a consultoria App Annie. Dados como esse mostram que os brasileiros estão entre os usuários mais frequentes desses dispositivos e são o foco de muitas empresas nacionais e internacionais que desejam investir em um mercado fervilhante.

O desenvolvimento de aplicativos no Brasil também está em alta, visando atender a demanda do público aficionado por celular. O estado do Mato Grosso é um dos que têm investido nessa área. A 11ª Feira do Conhecimento, que aconteceu no ano de 2019 em Cuiabá, teve a apresentação de cinco trabalhos relacionados ao tema. Um dos de maior sucesso foi o aplicativo chamado de “sensoriamento remoto de enchente”, que tem como objetivo monitorar áreas para evitar enchentes. Além disso, diversos órgãos do Mato Grosso têm transformado os seus serviços através dos aplicativos, como é o caso do Departamento de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT), que passou a renovar a carteira de habilitação de maneira mais fácil através do aplicativo MT Cidadão. Agora, bastam alguns cliques na tela do celular para que o usuário consiga emitir um boleto e dar abertura ao processo.

O mercado de celulares no Brasil serve de reflexo para o crescimento global deste segmento, que também tem ficado cada vez mais evidente. A previsão é de que a quantidade de smartphones aumente em 50% a nível mundial até 2021. Assim, pode-se ter uma ideia de como este mercado está em alta mundialmente. Com relação a alguns modelos de sucesso, podemos dar como exemplo o iPhone 12, que foi lançado recentemente em um evento online da Apple e teve algumas alterações com relação aos modelos anteriores, como aumento do contraste da tela. Em Taiwan, onde a pré-venda dele já começou, esse modelo de celular esgotou-se em menos de 45 minutos. Além disso, alguns modelos que estão para chegar no mercado estão deixando os consumidores ansiosos, como o Samsung S21, por exemplo, que deve ser lançado em janeiro de 2021 e que, de acordo com rumores, deverá ter 6,2 polegadas de tela em seu modelo padrão, além de muitas outras mudanças. Notícias oficiais sobre esse aparelho devem ser divulgadas em breve.

Sucesso dos smartphones provoca mudanças em outros setores

Os smartphones ocasionaram mudanças não somente na própria indústria em que atuam, mas também em outras áreas, já que os diferentes setores têm tido que se adaptar a esse crescimento do mercado de celulares. Um segmento que diminuiu muito com a chegada dos smartphones foi o de câmeras, já que os mobiles têm essas ferramentas integradas a si. Em 2010, foram 121 milhões de máquinas fotográficas vendidas, mas no ano de 2018 esse número passou para a ser de apenas 19 milhões. Dessa forma, empresas como a Canon, uma das maiores fabricantes mundiais desses itens, devem começar a focar na fabricação de outros produtos nos próximos anos, como equipamentos médicos e industriais. Outro setor que teve que se adaptar às mudanças que aconteceram no segmento de celulares foi o dos cassinos online. A Betway, site de roleta online, que é uma plataforma online que oferece diversos tipos de jogos para esse mercado, é um dos sites que se adaptaram de forma rápida ao sucesso dos smartphones ao otimizar para esses dispositivos os jogos que oferece, como blackjack, bacará e roleta. Dessa forma, as pessoas começaram a ter a oportunidade de se divertir com esses jogos a partir de qualquer lugar, já que os celulares oferecem essa vantagem, por serem aparelhos móveis. Por fim, podemos mencionar a indústria de games, que sofreu também o impacto da mudança tecnológica que os smartphones trouxeram, já que, antes de os celulares inteligentes surgirem, até o ano de 2007, a maioria dos games eram jogados no PC ou nos consoles de videogame. Depois disso, no entanto, começaram aos poucos a ser jogados também nos smartphones por meio de aplicativos. Atualmente, os jogos para celular são uma verdadeira febre, como é o caso de Pokémon Go, desenvolvido pelas empresas Niantic, Nintendo e The Pokémon Company. O jogo foi lançado em 2016 e chegou a faturar US$ 70 milhões por mês no ano de 2018, com um número impressionante de downloads. Ele está disponível em plataformas como a Google Play Store e App Store.

Todas essas mudanças que outros setores sentiram com o crescimento do mercado de celulares demonstram que os setores diversos de certa forma caminham juntos, impactando uns aos outros, e que áreas da economia que sofrem mudanças acabam gerando transformações também em outros meios. O mercado de telefones celulares é um exemplo dos rumos que a sociedade tomou nos últimos tempos, tornando-se muito mais tecnológica e dependente dos dispositivos móveis. Por isso, esse segmento não para de crescer e tem contribuído para transformar a forma de vida das pessoas, tornando-a mais fácil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *