https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Governador-Mauro-Mendes-participa-do-evento-do-Grupo-LIDE-Lideres-Empresariais.jpg

BRT

Mauro põe fim ao impasse das obras do VLT e anuncia novo modal para Cuiabá e VG; entenda

DA REDAÇÃO/ GABRIEL RODRIGUES
[email protected]

O governador Mauro Mendes (DEM), anunciou na tarde desta segunda-feira (21), a decisão sobre o modal de transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

A viabilidade do modal foi discutida na Comissão de Mobilidade Urbana do Governo Federal desde 2019, a pedido do Governo do Estado.

Mauro Mendes anunciou a desistência de retomar as obras do Veículo Leves sobre Trilhos (VLT).

Segundo o governador, o BRT apresenta diversas vantagens, se comparado ao VLT.

Mauro e os prefeitos optaram pela construção do BRT em Cuiabá e Várzea Grande.

Durante coletiva, o governador destacou que implantar o VLT, após uma enxurrada de decisões judiciais, além do custo da obra se tornou ao algo muito difícil.

Outro ponto que dificulta a retomada da obra é o custo operacional dela quando o modal estiver efetivamente pronto.

“A solução VLT seria muito mais demorada. No caso da ampliação da rede no BRT é mais fácil, no VLT mais difícil. Porquê? Ampliar o BRT é simplesmente você construir 3 ou 5 quilômetros a mais de vias exclusivas sendo uma obra de fácil execução com dezenas de empresas aqui em Mato Grosso fazem esse trabalho e não envolvem sistemas complexos. Já o VLT é implantação de trilhos, sistemas exclusivos da CAF nos deixando em uma alta independência para fazer as ampliações”, explicou o governador.

Segundo o governador, o edital para o início das obras será liberado no mês de maio de 2021. Em agosto a ordem de serviço deve ser liberada e a meta de 24 meses para conclusão das obras.

Em atualização.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *