https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/art_11293_600.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

CORONAVÍRUS

Pandemia: Vereadora Edna Sampaio vai propor renda mínima para os atingidos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A vereadora Edna Sampaio (PT) vai propor à Câmara projeto de lei para garantir renda mínima à população atingida pela crise econômica e pela pandemia. Dados do IBGE, referentes a 2018, já mostravam que 30,7% da população vivia com rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo.
 
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 20 e 21 de janeiro demonstrou que 69% dos que receberam o auxílio emergencial (ao todo, 40% da população do país) deixaram de ter renda com o término do benefício. 
 
Para a petista, no contexto de pandemia, deixar de discutir a renda básica é colocar a responsabilidade pela crise econômica sobre o trabalhador. 
 
Ela avaliou que faltaram “medidas econômicas que precisavam ter sido tomadas pelo governo federal, o apoio às empresas para uma crise que era óbvio que iria acontecer, como aconteceu em outros países, onde os governos adotaram estas medidas de proteção à sua economia interna”.
 
”Precisamos, mesmo que tardiamente, discutir a questão da renda básica porque é uma forma de circular dinheiro na cidade, tirar as pessoas de uma situação de indigência social, dar dignidade às pessoas e garantir que, até que a gente consiga vacinar todos e todas, tenhamos segurança”.
 
Propostas – O projeto é uma das propostas prioritárias definidas pelos 13 grupos de trabalho formados pelos co-vereadores(as), cidadãos voluntários de diferentes segmentos sociais que se inscreveram pela oportunidade de intervir no mandato.
 
Também estão entre as propostas da vereadora a realização de uma audiência pública sobre  o agravamento da violência contra a mulher na pandemia e a fiscalização do descumprimento dos decretos municipais contra o coronavírus por parte dos estabelecimentos comerciais.
 
Grupos de trabalho – Foram formados grupos de trabalho nas áreas de democratização da política, combate ao racismo, políticas para mulheres, direitos LGTQI+ meio ambiente emprego, renda e economia solidária educação assistência social saúde e defesa do SUS  cultura segurança pública transporte público e política para os imigrantes.
 
Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Comunicação

Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *