https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/santa-casa.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

SEM COMPROMISSO

Secretário de Saúde diz que Rondonópolis não tem dinheiro para pacientes do SUS

GiroMT

A revelação bombástica foi feita na manhã desta terça-feira (02), durante entrevista ao Programa Passando a Limpo, apresentado pelo jornalista Agnelo Corbelino e concedida por Tânia Balbinot, membro do Movimento de Mulheres de Rondonópolis e do SOS Santa Casa.

Em documento assinado pelo secretário Municipal de Saúde de Rondonópolis, Rodrigo Ferreira, a prefeitura através desta secretaria se negou a colaborar com a Santa Casa no que diz respeito a alguns excedentes nos tratamentos dispensados a pacientes locais do SUS.

Em um dos trechos da resposta assinada pelo secretário ao diretor-presidente da Santa Casa de Rondonópolis, José Osiris Grama Hopeener, ele afirma que a prefeitura não tem recursos para custear o atendimento ora pleiteado.

O termo “colaboração” cabe bem neste momento em que a Santa Casa, salvo alguns repasses atrasados feitos pelo Governo do Estado, tem prestado um serviço de excelência durante a pandemia, verdadeiramente fazendo a diferença e salvando vidas em Rondonópolis e em 19 outros municípios da região Sudeste do Estado de Mato Grosso.

Vale ressaltar que a prefeitura de Rondonópolis, durante este um ano de pandemia, não criou nenhum leito de UTI destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19.

Todas as pessoas que foram acometidas com a doença, seja de Rondonópolis ou da região, foram atendidas pela Santa Casa que instalou 20 leitos de UTI e pelo Hospital Regional que dispõe de outros dez leitos destinados à Covid.

Em tempo, Rondonópolis é um de tantos municípios brasileiros que foram contemplados pelo Governo Federal com o envio de recursos destinados ao combate à pandemia. Resta saber o que foi feito com tantos milhões de Reais.

O Ofício encaminhado pela direção da Santa Casa à Secretaria Municipal de Saúde em Rondonópolis é claro ao afirmar que a ajuda financeira seria para custear os pacientes da própria cidade, e que o atendimento feito aos outros municípios seriam da mesma forma custeados por aqueles municípios, diante da solicitação do hospital. Porém, o secretário não entendeu assim, achou que estaria pagando para atender pacientes de outras cidades, se negando a colaborar.

Por ora, a Santa Casa continua a prestar atendimento aos pacientes, sejam eles de Rondonópolis ou de cidades vizinhas, e aguardar até quando a  gestão pública vai se manter alheia à todos os problemas que norteiam a questão da saúde no município. Até quando vai deixar que outros assumam a responsabilidade que seria em primeiro  plano da prefeitura.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de março de 2021 às 16:50:03
  • 2 de março de 2021 às 16:48:59