https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/923ae9381cbc6d435f3784ed2e93d6a2.jpg

COLAPSO NA SAÚDE

UPA Morada do Ouro é única com vagas; demais seguem “fechadas”

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, na manhã desta terça-feira (23), as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, bem como na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Pascoal Ramos seguem suspensas, por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.

A Prefeitura informa ainda, que devido a superlotação nas Unidades de Atenção Secundária da Capital, tem trabalhado para não deixar desassistida nenhuma pessoa que precise de atendimento na rede pública municipal.

A UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro, é a única que abriu vagas para internação, por ter conseguido transferir alguns pacientes para o antigo Pronto Socorro de Cuiabá e para o Hospital Metropolitano. No entanto, há possibilidade de nova lotação a qualquer momento.

A SMS salienta que, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência (classificados com as cores amarela e vermelha).

Os testes rápidos e RT-PCR para a Covid-19, através de pedido médico, bem como os exames de raio-x, também mediante encaminhamento médico, continuam sendo realizados nestas unidades.

A Prefeitura de Cuiabá trabalha para remanejar os pacientes que necessitarem de leitos de UTI e enfermaria para os hospitais referências à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro e São Benedito) e ressalta que não tem medido esforços em prol de proteger e salvar vidas.

Reforça o esforço da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que no prazo de dez dias,  aumentou o número de leitos para vítimas da Covid-19 em Cuiabá. O Hospital Municipal São Benedito foi  transformado em unidade de referência no atendimento ao vírus. A unidade de saúde, já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o Hospital passou  a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria, tornando assim, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital.

Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito.  Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.

O Prefeito Emanuel Pinheiro irá realizar um pronunciamento na terça-feira (23)  para anunciar novas medidas de combate à Covid-19. Mais informações serão repassadas à imprensa no decorrer do dia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 23 de março de 2021 às 18:35:45