https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/101d8aa47f202f60d32fde9a60ca5127.jpg

MURILO DOMINGOS

Prefeito inaugura viaduto: “Essa obra vira a página da mobilidade na região”

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou no início da noite desta segunda-feira (10), o viaduto Murilo Domingos, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio). A obra foi construída exclusivamente com recursos da Prefeitura de Cuiabá e custou aproximadamente R$ 18 milhões. “Essa obra vira a página da mobilidade urbana na região, com reflexo na nossa cidade, como também humaniza o trânsito, garante o deslocamento com mais tranquilidade. Vai valorizar muito a nossa cidade e dar mais qualidade de vida a uma das avenidas mais tradicionais de Cuiabá, que é a Avenida Beira-Rio. Vai valorizar toda essa região, toda essa avenida, que é formada por residências, condomínios, comércios, por empresas e faculdades, além de facilitar o acesso à Várzea Grande, que estava tremendamente sobrecarregado, especialmente para quem se deslocava de Cuiabá para Várzea Grande”, comemorou o prefeito.

Antes do ato de descerramento de placa em homenagem à Murilo Domingos, o padre Elilzo da paróquia São João Bosco fez uma benção ao viaduto. O novo empreendimento possui 400 metros de extensão, sendo 200 de uma ponta a outra da estrutura e mais 200 metros de muro em escama de concreto, somando os dois lados. Além disso, são 64 longarinas (vigas), de 24,7 metros, e mais sete pórticos com dois pilares de sustentação em cada um deles.

A iluminação da estrutura é feita por lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também são responsáveis por dar maior claridade aos locais em que são utilizadas. No total, a parte superior do elevado conta com 34 postes instalados e a outras 32 luminárias na inferior.

De acordo com a sondagem, a execução da intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno. Esta é o segundo grande viaduto entregue pelo prefeito da Capital. O primeiro foi o viaduto José Maria Barbosa (Juca do Guaraná Pai), na Avenida das Torres.

“Foi uma obra que veio no momento certo. Além de toda mobilidade urbana, da qualidade de vida e da humanização do trânsito, vem como uma linda arquitetura moderna, embelezando mais ainda, dando um charme maior a nossa eterna tricentenária capital. Une de vez Cuiabá e Várzea Grande, porque é uma obra para Cuiabá, sendo diretamente para população cuiabana, mas dá um apoio direto à população várzea-grandense, para aqueles que moram em Várzea Grande e trabalham em Cuiabá, bem como para os cuiabanos que moram em Cuiabá e trabalham em Várzea Grande. É uma obra que garante a integração total, das duas maiores e importantes cidades do estado”, ressaltou Pinheiro.

O vice-prefeito da Capital e secretário da Pasta de Obras Públicas, também reforçou a fala do prefeito e apontou que mesmo neste momento de crise, gerado pela pandemia da Covid-19, a prefeitura conseguiu ajudar diversas famílias direta ou indiretamente.

“O viaduto Murilo Domingos homenageia um empresário, um grande político, um cara apaixonado pelo rio Cuiabá e por isso é uma noite de festa, Cuiabá passa a ser um pouco melhor com o viaduto sendo entregue hoje. Em meio a essa selva de concreto, conseguimos trazer grama, com árvores, palmeiras, requalificando toda a região. E não é só a oponência do viaduto, é também o conjunto de ações que ocorreram em nome desse viaduto. Ao longo desses dois anos, mais de mil famílias obtiveram algum rendimento com esta obra. Então em uma época de pandemia, onde o emprego cai, o desemprego aumenta e as pessoas têm dificuldades de sobreviver, esta ação do viaduto gerou rendimento para mais de mil famílias de forma direta e indireta. Desde aquele que fornecia alimentação aos trabalhadores, àqueles que alugaram caminhões, alugaram máquinas, forneceram aterros, aqueles que plantaram a grama, fizeram a iluminação, aqueles que trabalharam a parte elétrica, aqueles que trabalharam as águas pluviais. Enfim, foi uma obra que gerou economia para o município de Cuiabá neste momento de crise”, ressaltou.

O viaduto é batizado de Murilo Domingos em homenagem ao ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, falecido aos 78 anos. Representando a família, esteve no evento, o irmão de Murilo, Toninho Domingos, que fez questão agradecer a cortesia de ter o nome de sua família eternizado em uma das principais avenidas da capital mato-grossense. “Eu tenho certeza que o Murilo gostava muito de você Emanuel, e tenho certeza que ele vai estar aqui neste viaduto dia e noite, olhando por Várzea Grande e olhando para o Rio Cuiabá. Rio este que ele amava tanto, cidade esta que ele amava tanto, assim como o Estado de Mato Grosso, que nos acolheu muito carinhosamente e respeitosamente. Parabéns, Emanuel Pinheiro, em nome de toda família Domingos, que Deus te abençoe e te ilumine, sucesso pra você sempre”, agradeceu ele.

Estiveram presentes no evento, a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, o diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza e Zeladoria, Vanderlúcio Rodrigues, o senador Wellington Fagundes, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, os deputados estaduais Paulo Araújo, Allan Kardec e Carlos Avallone, além do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o prefeito de Várzea Grande Kallil Baracat, o seu vice, José Hazama e o ex-governador Júlio Campos.

Também compareceram na inauguração, o presidente da Câmara dos Vereadores da Capital, Juca do Guaraná, os vereadores por Cuiabá Cassio coelho, pastor Jeferson, Paulo Henrique, Lilo Pinheiro, Wilson Kero Kero, Demilson Nogueira, sargento Joelson, Renivaldo Nascimento, Cezinha nascimento, dr Luiz Fernando, Alex Rodrigues, sargento Vidal e Xico 2000.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *