https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Entrada-da-Estrada-Parque-Transpantaneira.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

LIMPEZA

Sema notifica moradores da região da Transpantaneira

SEMA-MT / SABRINA VENTRESQUI
[email protected]

Sinfra-MT

Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem visitado nos últimos meses as propriedades rurais às margens da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé (aproximadamente 100km de Cuiabá), para orientar sobre a limpeza de vegetação na proximidade das cercas, e realização de aceiros preventivos, que ajudam a evitar que o fogo se espalhe com facilidade em caso de incêndio.

Durante a fiscalização, a equipe notificou 13 propriedades que possuem cercas de proteção próximas às margens da rodovia, para que realizem a retirada de vegetação e adequação do local.

“O objetivo principal é a defesa do meio ambiente, a estrada com a mata fechada fica vulnerável ao fogo e esse é o grande problema. Por isso, estamos realizando este trabalho de orientação”, argumenta o tenente coronel da Polícia Militar, Querubino Soares, que atua na Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) da Sema.

O gerente da Estrada Parque Transpantaneira, Osvair de Miranda, que também atuou na notificação, explica que além do risco de que vegetação atue como combustível para os incêndios, a falta de limpeza nas margens da Transpantaneira gera transtornos como o atropelamento de animais silvestres, que ficam escondidos às margens da estrada.

A Rodovia MT-060 cruza o Pantanal Mato-Grossense por quase 150 quilômetros de extensão, ligando a cidade de Poconé ao Distrito de Porto Jofre, nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *