https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/4cfea9ab2ba5f03244926df54dd57339-1.jpg

MOVIMENTO DE ESQUERDA

Mendes diz que ativistas estrangeiros que vierem a MT contra ferrovia “vão tomar na testa”

DA REDAÇÃO/ GABRIEL RODRIGUES
[email protected]

Tchélo Figueiredo/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM), afirmou durante entrevista na tarde desta quarta-feira (21), que ativistas estrangeiros que prometem protestar contra a ferrovia para Cuiabá vão “tomar na testa”, caso tentarem atrapalhar as obras.

“Quem vier aqui protestar contra a ferrovia vai tomar na testa. Vou recebe-los para o debate e vou começar discutindo assim, ‘nós temos 80% de mata preservada nessa região'”, disse Mendes.

O democrata ainda questionou em qual parte dos Estados Unidos, da França ou da Europa, há essa quantia de floresta preservada e sugeriu que os estrangeiros plantem árvores em seus países.

“Qual região dos Estados Unidos, da França ou da Europa, tem isso?. O dia que vocês chegarem na metade do que nós temos, daí vocês voltam aqui para conversar conosco, senão, voltam para os seus países e vai plantar árvore por lá”, disparou ele.

CHEGADA DE ATIVISTAS

Uma delegação internacional de ativistas e políticos de esquerda desembarca no Brasil no dia 15 de agosto para pressionar contra a construção da Ferrogrão, ferrovia que pretende ligar o Mato Grosso ao Pará para exportação sobretudo de soja e milho.

Um dos argumentos mais utilizados por seus defensores é de que ela ajudaria a desafogar o tráfego da estrada, hoje tomada por caminhões carregados de soja. Seria, portanto, ambientalmente responsável.

ONGs e representantes do Ministério Público, no entanto, apontam para o dano que a obra causaria a uma vasta região na Amazônia.

O trajeto corta, por exemplo, a Floresta Nacional do Jamanxim (PA), uma área de preservação ambiental, e pode afetar diversas comunidades indígenas que vivem nos arredores.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de julho de 2021 às 17:15:10
  • 22 de julho de 2021 às 12:13:42