https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Combate-aos-incêndios-no-Pantanal-em-Poconé.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

TERRENO BALDIO

Fogo em Cuiabá deixa mais de 5 mil imóveis sem energia

Mayke Toscano

Cerca de 5.200 imóveis em pelo menos quatro bairros de Cuiabá ficaram sem energia durante aproximadamente 2 horas, na manhã desta terça-feira (17). De acordo com a concessionária de energia, o gerador teve que ser desligado por causa de queimadas urbanas. Um terreno baldio pegou fogo, causando risco de incêndio na fiação elétrica.

Foram afetados moradores dos bairros Bosque da Saúde, Dom Bosco, Carumbé e São Carlos, segundo a Energisa.

Por causa do tempo seco, aumentam as ocorrências de queimadas. A concessionária informou que tem acompanhando em tempo real as condições climáticas para evitar danos.

As chamas em matas, terrenos baldios e outros lugares próximos às redes de baixa, média e alta tensão, podem causar sérios transtornos, como o rompimento de cabos e a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

“Mesmo sem atingir a rede diretamente, as queimadas colocam em risco a segurança da comunidade e a distribuição de energia. O calor intenso que provém das chamas pode danificar a estrutura da rede, como cabos condutores, postes, equipamentos do sistema elétrico e, consequentemente, causar a interrupção no fornecimento da energia para os clientes”, afirmou o gerente de Manutenção de Subestação e Linhas da Alta Tensão da Energisa, Luciano Vogel Dutra.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Mato Grosso registrou no último trimestre, temperatura até três graus maior do que a média história para o estado. Além disso, o volume de chuva ficou abaixo da média histórica em praticamente todas as regiões mato-grossenses no mesmo período.

No centro-sul, onde estão cidades como Cuiabá e Rondonópolis, a redução foi até 150 milímetros no volume, segundo o Inmet.

O Decreto Federal 2.661, de julho de 1998, diz que não é permitido atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *