https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/fotopantanal3.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

150 DIAS

Pantanal de MT sem chuvas; queimadas mais frequentes

Ipam

O Pantanal mato-grossense está há mais de 150 dias sem chuvas significativas, de pelo menos 10 milímetros em 24 horas, conforme alerta o climatologista Celso Oliveira, do Climatempo.

Segundo ele, as chuvas de verão não foram suficientes para repor a umidade no solo. A situação é mesma em outras regiões do estado e se agrava com a questão das queimadas.

“Estamos com o solo bastante seco, vegetação seca, e registramos nesta semana temperaturas superiores a 40°C. Em Cuiabá, a expectativa é que essas temperaturas acima dos 40°C se tornem ainda mais frequentes, o que aumenta ainda mais esse risco de formação de queimadas”, alerta.

O incêndio teve início em uma propriedade particular, no km 47 da Transpantaneira. Um trator que estava sendo utilizado por um fazendeiro durante a produção de faixas de aceiros no campo pegou fogo e atingiu outras áreas fora da fazenda.

Um ano após maior incêndio da história

Em 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história. Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma – uma área maior que a Bélgica – foi consumida pelo fogo. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram.

Em Mato Grosso, quase 2,2 milhões de hectares foram destruídos e, em Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares, virou cinzas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a precipitação dos últimos meses na bacia do alto Paraguai ficou abaixo do esperado. O Pantanal não tem uma “cheia” há três anos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de agosto de 2021 às 15:47:19