https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-27-15-40-088a0910-65de3a9c7bfda.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

CONSCIENTIZAÇÃO

Agentes de combate a endemias realizam palestra para prevenção à dengue em escolas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

Os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Cuiabá realizaram palestras para prevenção e combate à dengue para alunos de uma escola pública estadual no bairro Dr. Fábio II.

As crianças aprenderam de forma lúdica sobre a proliferação da dengue, bem como o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana.

As apresentações aconteceram nesta terça-feira (27), com a participação de cinquenta estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. A ação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Com maquetes, banners, bonecos de biscuit e um diálogo de fácil entendimento, os profissionais explicaram como combater e prevenir a criação de larvas do mosquito da dengue. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá foi aprovada pela garotada. ‘A palestra está muito legal, minha avó já teve dengue e ela ficou muito mal. Eu nem sabia que até a vasilhinha dos cachorros pode ser criadouro do mosquito. Lá em casa, meu pai limpa a caixa d’água todo mês, agora vou dizer para ele tomar cuidado com os pneus e as vasilhas também’, explicou Lavinia, de 12 anos.

A atividade foi solicitada pela direção da escola, após uma grande incidência de alunos e parentes relatando casos de dengue. ‘Pedimos para os agentes realizarem essa palestra para as crianças entenderem dos problemas que a dengue pode causar, porque quanto mais elas ouvem sobre o assunto, mais elas repassam para os pais, os avós e familiares. Os bairros próximos à escola estão com muitos casos de dengue justamente pela falta de cuidado da população, então informar esses jovens trará grandes resultados para a comunidade’, frisou Geliane Almeida, diretora da escola.

A ação dos agentes de prevenção e combate a endemias pode ser realizada em qualquer colégio, tanto da rede pública quanto particular. Os profissionais são treinados para ensinar de forma simples sobre a importância do combate à dengue. ‘Nós somos treinados para lidar com a criançada, trazemos esses bonecos mostrando como é o ciclo de vida do mosquito, trazemos as larvas do Aedes aegypti para as crianças conseguirem identificar esses transmissores. Trabalhamos de uma forma lúdica, que desde os pequenos até os adolescentes podem entender e ajudar a combater a dengue’, pontuou Hélio Arruda, agente de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses.

Vale ressaltar que esse trabalho de conscientização e prevenção realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses pode ser solicitado pela população através do canal de atendimento (65) 3617-1680. O solicitante deve informar o local da palestra, quantidade de pessoas e faixa etária, para que os agentes possam preparar apresentações voltadas ao público-alvo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *