https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/000-9lp44z.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

DUAS EXPLOSÃO

Ataque nos arredores do aeroporto de Cabul mata 4 militares dos EUA

Wakil Kohsar/AFP

Duas explosões nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, deixaram ao menos 13 mortos, incluindo crianças, e cerca de 52 feridos. Vários guardas do Talibã também foram atingidos e estão entre os feridos, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters. Pelo menos quatro militares dos Estados Unidos estão entre os mortos no ataque.

Três fontes do governo dos EUA ouvidas pela CNN disseram haver relatos de soldados norte-americanos feridos após a primeira explosão, ocorrida em um dos portões de acesso ao aeroporto.

Esta explosão, que parece ter sido um ataque suicida, foi confirmada pelo governo dos Estados Unidos sem precisar se havia vítimas ou feridos em meio ao grande esforço internacional para a retirada de pessoas da capital afegã.

“Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul. O número de vítimas não está claro neste momento. Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos”, informou, no Twitter, o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby. Um hospital em Cabul relata ter recebido ao menos 60 feridos após as explosões.

Os funcionários do governo dos EUA acreditam que o Estado Islâmico Khorasan, também chamado de ISIS-K, um inimigo em comum dos EUA e do Talibã, está por trás dos ataques, segundo fontes familiarizadas com o assunto relatam à Reuters.

Hospital de Cabul após explosões no aeroporto Hamid Karzai nesta quinta-feira (26); ao menos 13 pessoas morreram e cerca de 52 ficaram feridas / Sayed Khodaiberdi Sadat/Anadolu Agency via Getty Images

Em uma segunda mensagem na rede social, Kirby afirmou que uma segunda explosão foi registrada no Baron Hotel ou próximo a ele – um complexo que fica perto do aeroporto.

“Podemos confirmar que a explosão no Abbey Gate foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis. Podemos também confirmar pelo menos uma outra explosão no Baron Hotel ou próximo a ele”, escreveu o secretário do Pentágono. Um hospital em Cabul relata ter recebido ao menos 60 feridos após as explosões.

Funcionários da Casa Branca disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre o ocorrido na capital afegã. Após o ataque, Biden participou de uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão.

Imagens desta quinta, antes da explosão, mostravam centenas de pessoas nos arredores do Aeroporto Internacional Hamid Karzai ainda tentando acessar o complexo para deixar o país. Funcionários do governo dos EUA e de países aliados informaram nas últimas horas que tinham informações dos serviços de inteligência sobre ameaças de ataques contra o aeroporto da capital afegã.

Os países ocidentais alertaram sobre uma ameaça de militantes do Estado Islâmico Khorasan. “Nossos guardas também estão arriscando suas vidas no aeroporto de Cabul, eles também enfrentam uma ameaça do grupo do Estado Islâmico”, disse um membro do Talibã, que falou sob condição de anonimato antes dos relatos da explosão.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que o grupo islâmico condena veementemente os ataques ao aeroporto. “O Emirado Islâmico do Afeganistão está prestando muita atenção à segurança e proteção de seu povo, e os círculos malignos serão estritamente interrompidos”, escreveu no Twitter.

EUA emitem alerta de segurança para área do aeroporto

Após a primeira explosão nos arredores do aeroporto, a embaixada dos EUA em Cabul emitiu um alerta recomendando que os cidadãos do país evitem se locomover em direção ao local do ataque.

“Houve uma grande explosão no aeroporto e há relatos de tiros”, disse o alerta de segurança. “Os cidadãos norte-americanos devem evitar viajar para o aeroporto e evitar os portões do aeroporto neste momento.”

Reino Unido tenta confirmar gravidade da situação

Após relatos da primeira explosão, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que trabalha com urgência para apurar o que aconteceu no aeroporto de Cabul. “Estamos trabalhando com urgência para estabelecer o que aconteceu em Cabul e seu impacto no esforço de retirada de pessoas em andamento”, disse o ministério da defesa no Twitter.

Segundo as autoridades, militares britânicos ou membros do governo não estão entre as vítimas das explosões. “Nossa principal preocupação continua sendo a segurança de nosso pessoal, dos cidadãos britânicos e dos cidadãos do Afeganistão. Estamos em contato próximo com nossos aliados dos EUA e da [Organização do Tratado do Atlântico Norte] Otan em nível operacional na resposta imediata a este incidente.”

Downing Street confirmou à CNN que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve presidir uma reunião de emergência com membros do governo ainda nesta quinta-feira (26). Após os ataques, o Reino Unido emitiu um aviso pedindo que as companhias aéreas evitem o espaço aéreo afegão.

Turquia e Alemanha dizem que não há relatos de vítimas entre seus soldados

O ministro da Defesa da Turquia afirmou que foram registradas duas explosões separadas nos arredores do aeroporto de Cabul, nesta quinta.

De acordo com Hulusi Akar, nenhum soldado turco ficou ferido na ação. Uma fonte do governo da Alemanha ouvida pela agência Reuters também relatou que não há vítimas do país em decorrência da explosão.

Em atualização

(Com informações da CNN e da Reuters)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de agosto de 2021 às 20:33:57