https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-22-at-18.53.19-1.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CONCESSIONÁRIA

Max pretende encabeçar CPI para investigar a Rota do Oeste

DA REDAÇÃO / LUIZA VIEIRA / DO LOCAL- LEONARDO MAURO
[email protected]

Da assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Max Russi (PSB), afirmou nesta quarta-feira (29), que pretende abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações da concessionária Rota do Oeste, a qual presta serviços na BR-163 e também na BR-364, que de acordo com o parlamentar estão em péssimas condições, mas que geram muita arrecadação para a empresa.

Sob respaldo de acidentes e conflitos quanto às más condições de trechos das rodovias e em contrapartida o alto lucro da Rota do Oeste, o deputado afirma que pretende coordenar a CPI ainda na próxima semana, já que está inconformado com os custos elevados de pedágio e por outro lado, a ausência de melhorias.

Todo dia está morrendo gente na 163 na 364 e acostamento muito alto, sem terceira faixa, pagando pedágio, a concessionária está arrecadando quase 500 milhões por ano. Eu confesso que na próxima semana aí, eu mesmo vou encaminhar dentro da Assembleia a proposição de uma CPI, por que não entendemos como que essa concessionária, ah, mas é obrigação do Governo Federal. Tudo bem! Mas como que esse concessionária tá operando, tá recebendo aí meio bilhão por ano e não faz essa duplicação, não cumpre, o seu compromisso“, destaca o presidente.

Mesmo sabendo que a responsabilidade quanto aos reparos, prestações de serviços e lucros por parte da concessionária, quanto às rodovias seja responsabilidade do Governo Federal, o deputado elogia a atuação da gestão estadual, todavia, cobra por maior compromisso da república, sob a justificativa da contribuição do estado na economia nacional.

Mato Grosso, o Estado tem feito investimentos, em estradas e agora a ferrovia. Agora o Governo Federal precisa fazer esses investimentos, eu acho que tem condição, é importante, Mato Grosso é um estado que contribui muito com a balança comercial e é justo a gente fazer essas cobranças, não podemos achar que tudo está bom, não tá“, cobra o parlamentar.

O deputado declarou que já está à procura de assinaturas para a vigência da CPI, com o objetivo de que o assunto se torne pauta na Mesa Diretora.

O governo tem que tomar uma posição, tem que tomar partido e eu tô querendo encabeçar, vou conversar com os deputados, se tiver 16 assinaturas a gente propõe uma CPI, convocar todo mundo pra mesa, por que não dá pra continuar com essa 163 e 364 do jeito que tá“, disse.

Desconfiado, Russi destaca a importância da comissão frente às problemáticas das vias que são de suma importância para o Estado.

Acho que uma CPI é importante porque a gente precisa saber, acho que tem muita coisa estranha aí, por que que uma concessionária tá ganhando todo esse dinheiro, cobrando pedágio e a população não sendo atendida“, finaliza.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 30 de setembro de 2021 às 18:31:57
  • 30 de setembro de 2021 às 18:29:46