https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/4e77f439-8822-4c2c-93dc-174a7c115fa7.png

ALMT - Posto TRE - Abril

MAPA EM AÇÃO

Lula e ministro Fávaro alinham ações para fortalecer agro brasileiro

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

MAPA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram reunião para debater ações estratégicas para fortalecer a agropecuária brasileira e abordaram os desafios do setor. O encontro foi realizado nesta terça-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Conversei com o ministro Carlos Fávaro e falamos das parcerias estratégicas do setor e de ações futuras para aquecer setores da agropecuária. O trabalho do Governo Federal continua”, reforçou o presidente Lula.

Na ocasião, o ministro Fávaro detalhou que tratou com o presidente sobre ações que estão sendo realizadas para fortalecer a estabilidade da agropecuária brasileira.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Pontuou, ainda, que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem fazendo o acompanhamento da safra, que atualmente está em cerca de 40% da colheita, para elaborar propostas conforme se apresenta o desempenho da produção, visando enfrentar qualquer dificuldade vivenciada pelo produtor nacional.

“Falamos sobre o momento da agropecuária e o presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar qualquer impacto no setor. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES. Vamos ajudar quem precisa e devemos anunciar medidas em março”, explicou o ministro Fávaro. “Não é uma crise. Precisamos evitar inadimplência e atender quem teve problema de safra, para trazer tranquilidade para este setor que está sendo uma mola precursora da economia brasileira”, completou.

Durante coletiva de imprensa, o ministro Fávaro evidenciou o trabalho que vem sendo realizado em apoio ao agronegócio, trazendo segurança jurídica para o setor. Exemplificou citando que em 2023 foram abertas 78 novas possibilidade de mercado para o Brasil, em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Ainda, completou reforçando que neste ano o ritmo está ainda mais acelerado, com 16 novos mercados, um recorde bimestral.

Também foi debatido na reunião os esforços do Mapa para ampliar a exportação de carnes para a União Africana. A iniciativa parte de um pedido do presidente Lula, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos, na viagem realizada neste mês. O plano é estruturar uma comitiva especializada para estreitar relações comerciais com o continente africano. O trabalho visa gerar oportunidades, empregos e movimentar a economia brasileira.

O ministro Fávaro também informou que irá reunir líderes do agronegócio para conversar com o presidente Lula no Palácio do Planalto, com foco em ouvir o setor de perto e entender as necessidades e oportunidades. Ainda, estão previstas viagens para visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que beneficiam a agricultura e a pecuária do país.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 28 de fevereiro de 2024 às 18:40:57