https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/kar2320-foto-2.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

ATENÇÃO

O que acontece quando usamos o celular enquanto estamos dirigindo

Reprodução

A cada ano que passa, os acidentes de trânsito provocam mais de um milhão de mortes no mundo e mais de 50 milhões de feridos. Sendo o erro humano o fator principal desses acidentes, a causa fundamental são as distrações e o uso do telefone celular é uma delas. Dirigindo carros novos, usados seminovos, os motoristas parecem não entender que não podem dirigir usando o celular.

Em todos os países do mundo o uso do telefone celular enquanto se dirige um veículo está proibido e tem multas pesadas. Mas isso parece não preocupar a diversos motoristas, que consideram que podem dar uma olhada ao celular ou responder um telefonema sem que nada aconteça com os carros usados seminovos ou novos que estão conduzindo.

Infelizmente, os motoristas que usam os smartphones acham que eles jamais sofrerão um acidente e só tomam consciência do perigo quando o acidente acontece com alguma pessoa que conhecem ou, pior ainda, com um parente…

Dirigir distraído por causa do uso de celular enviando mensagens, checando endereços ou atendendo telefonemas, é um perigo enorme, tanto para o motorista quanto para os ocupantes desse veículo e dos veículos ao redor.

Há pessoas que dirigem enquanto fazem pesquisa de carros usados seminovos preço, ou verificando as tarefas do dia anotadas no celular ou ainda telefonando para saber o que os filhos estão fazendo. E cada uma dessas ações que obrigam a tirar o olhar do trânsito impactam diretamente na capacidade de concentração ao volante.

Assim sendo, o motorista acaba perdendo a atenção de sinais importantes e perde a noção do perigo durante a viagem, perdendo também o poder de reação diante de um imprevisto. Desse modo tem mais chances de acabar sofrendo uma batida ou um acidente mais grave, até fatal.

O celular no carro, uma distração cognitiva

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso do celular tira o olhar do motorista da estrada, tire as mãos do volante e desvie a atenção daquilo que está acontecendo ao redor dele.

Isso chama-se ‘distração cognitiva’, que traz consigo as maiores consequências no comportamento de quem está dirigindo o veículo. O que quer dizer isso? É simples: uma pessoa que está fazendo uma tarefa secundaria dificilmente poderá realizar as tarefas principais e fundamentais para uma direção segura.

A seguinte equação explica melhor: um carro que circula a 120 quilômetros por hora, percorre aproximadamente 35 metros por segundo. Se dedica somente 5 segundos à leitura de uma mensagem de WhatsApp, por exemplo, estará então dirigindo o veículo por 175 metros sem olhar para a estrada que está percorrendo.

Quem dirige usando o celular?

Segundo pesquisas, pouco mais de um 13% de motoristas dirige usando o telefone celular ao mesmo tempo. Dessa porcentagem um 27% dos motoristas que dirigem distraído com o celular são jovens que têm entre 20 e 30 anos de idade.

Essas mesmas pesquisas indicam que o 60% dos acidentes graves acontecem por esse tipo de distrações. Para entender melhor: enquanto o motorista demora 8 segundos desde que recebe a mensagem até que acaba de ler essa mensagem, aumenta 4 vezes o risco de uma batida.

Por outro lado, falar por telefone celular enquanto se está dirigindo equivale a dirigir com 1.0 g/L de álcool em sangue, que é o dobro do permitido por lei.

Como evitar os acidentes

Existem diversas campanhas ao redor do mundo para poder conscientizar aos motoristas a dirigirem colocando a atenção total no trânsito. Essas campanhas indicam que é melhor dirigir a velocidade moderada, ou seja, é importante a redução da velocidade.

Por outro lado, é obrigatório o uso do cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças. Totalmente proibido o uso do telefone celular ao volante e o consumo de álcool.

E é importante insistir nos três pontos de risco, para evitar usar o telefone celular enquanto estiver dirigindo:

  1. Risco visual: tirar o olhar da estrada /avenida /rua.
  2. Risco manual: tirar as mãos do volante.
  3. Risco cognitivo: diminuir a capacidade de processar a informação necessária para dirigir com segurança.

Finalmente, mais uma consideração: usar um smartphone com Bluetootch ou viva-voz pode ajudar na redução de alguns riscos visuais ou manias, porém não ajuda a manter o foco no trânsito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *