https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/af820211007039.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

60,7% SÃO MULHERES

Mais de 17 mil pessoas tiveram contratos suspensos na pandemia em MT

VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais de 17 mil trabalhadores já tiveram contratos de trabalho suspensos ou jornada de trabalho reduzida em Mato Grosso desde janeiro deste ano. Os dados são do Ministério da Economia, responsável pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

De acordo com os dados do governo federal, as mulheres representam mais da metade das suspensões, chegando a 60,7%. Dos trabalhadores do sexo masculino, 39,3% tiveram contratos suspensos.

No total, 5.294 empregadores aderiram ao pacote de medidas trabalhistas e fizeram acordos com 17.692 mato-grossenses. Com relação aos tipos de contrato, 10.829 tiveram contratos suspensos, enquanto 11.036 ficaram com jornadas menores e, consequentemente, os salários foram reduzidos.

A categoria de “serviços” foi a área com mais contratos deste tipo, somando 10,4 mil. Ainda conforme os dados do Ministério da Economia, o setor comercial ocupa o 2º lugar no ranking, com 8.247.

Na indústria foram 2.749 acordos até o momento. Já no setor do agro, 235 trabalhadores tiveram contratos suspensos ou jornadas reduzidas. O Governo Federal também registrou adesão no setor da construção em Mato Grosso, com 234 acordos trabalhistas.

Suspensão ou redução de jornada trabalhista

O programa foi colocado em prática por conta da pandemia da covid-19 e prevê pagamento de benefício emergencial em casos de suspensão do contrato de trabalho e redução de jornada.

O cálculo é com base no valor que o trabalhador receberia caso tivesse acesso ao seguro-desemprego (três últimos salários).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *