https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/WhatsApp-Image-2022-02-03-at-16.23.16.jpeg

SAÚDE

Articulação de Claudinei garante 10 UTIs Covid-19 para Rondonópolis

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) posicionou ser contrário ao fechamento dos estabelecimentos comerciais entre 0h às 5h, conforme o novo decreto municipal, nesta quarta-feira (2), durante a 52° sessão ordinária da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Rondonópolis. Ele avaliou que essa não é a melhor solução, pois só resultará em prejuízos financeiros aos empresários e defendeu a abertura de novos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Covid-19 nos hospitais.

“É um município que eu moro há quase 15 anos. Sou um cidadão daqui e não posso deixar de ajudar essa cidade que me acolheu junto à minha família. Neste momento difícil, a nossa maior preocupação é a saúde. A pandemia voltou com força, uma situação muito preocupante. Sempre estou cobrando o Governo do Mato Grosso para que tenha uma visão diferenciada para Rondonópolis que é o terceiro município maior do Estado. Mas, nestes últimos três anos, ainda deixou muito a desejar quanto à atenção merecida”, declarou o parlamentar.

Em relação à movimentação dos empresários, comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos comerciais de Rondonópolis, Claudinei frisou que não concorda com o fechamento noturno. “Infelizmente, no início da pandemia da Covid-19, tivemos muitas pessoas que ficaram desempregadas, desamparadas financeiramente, dependentes de cestas básicas, ainda mais que perderam os seus negócios por terem fechado as portas devido à situação do coronavírus. Agora, com a nova onda, temos que investir na saúde para não afetarmos essa categoria e não prejudicar a economia do município e desses empresários”, explica o deputado.

Articulação

Durante a explanação na tribuna, o parlamentar adiantou estar fazendo articulações e contatos políticos para a instalação de leitos de UTIs Covid-19 no município. “Através da Assembleia, vamos buscar cobrar o governador Mauro Mendes para que tenha essa atenção com Rondonópolis, porque além das mortes que voltaram para esse município, há casos graves que necessitam dessas UTIs, e tem a questão dos comerciantes do comércio noturno que precisam trabalhar. E, dando certo, o prefeito altere esse decreto. A gente já está fazendo os contatos e as correrias”, salienta Claudinei que entrou em contato com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maxi Russi (PSB) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Já no período da noite de quarta, o secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, anunciou a reativação de 10 leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Rondonópolis no prazo de 10 dias. Na manhã de hoje (3), o prefeito José Carlos do Pátio (SD), comunicou que, com a redução do número de internação e ocupação dos leitos de UTI, haverá redução das medidas restritivas e que ocorrerá mudanças no decreto após tratativas com o chefe da gestão estadual.

Estatística – Conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, foi confirmado um óbito e 294 novos casos, nesta quarta-feira (2), sendo que há 882 pessoas infectadas. Deste total, 55 estão hospitalizadas e 827 isoladas em seus domicílios.

Até ontem, as taxas de ocupação nas UTIs eram de 75% nas unidades de saúde públicas, sendo nove pacientes internados na Santa Casa e quatro no Hospital de Retaguarda e dois internados no Hospital Regional de Rondonópolis. Nas UTIs da rede privada, eram quatro pacientes internados.

Já as enfermarias da rede pública contaram com 29 pacientes, o que equivaleu a ocupação de 31,9%. Nas enfermarias privadas, foi de 14,6%, com sete internados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de fevereiro de 2022 às 18:02:08