https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/7fd7da1f28ced0785e1aed92e85b87cb.jpg

INOVAÇÃO

Prefeitura extingue a comunicação em papel com a Câmara de Cuiabá

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá aderiu,  em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, ao programa ‘No Paper’. A proposta tem como finalidade extinguir a comunicação em papel entre poderes, impulsionando a sustentabilidade e redução de custos. O acordo foi homologado na tarde de quinta-feira (24), no Palácio Alencastro, intermediado pelo secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Sodré, que representou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A nova ferramenta de gestão é válida somente entre o Executivo e Legislativo Municipal, no que tange aos procedimentos eletrônicos. No parlamento a medida foi implementada há aproximadamente um ano, classificada como ‘case de sucesso’ dentro da administração pública.

Na oportunidade, o secretário enalteceu o desempenho da Casa de Leis em favor da iniciativa inovadora, afirmando que trata-se de um desejo do prefeito que versa sobre as políticas públicas de conversação ao meio ambiente.

“A título de inovação nós estamos fechando o famoso lixão de Cuiabá. Em breve o aterro sanitário da Eco Valle no bairro Pedra 90 começará a receber os resíduos de Cuiabá , tratando-os de forma adequada. O Papel Zero faz parte da sustentabilidade contribuindo para o resgate do título de Cuiabá Cidade Verde e não faltará esforços desta gestão. Agora vamos tratar da melhor forma possível o meio ambiente, construindo ao máximo na economia de papéis”, destacou Luís Cláudio.

Sendo assim, o envio de projetos de lei, mensagens, indicações, assinaturas e posteriores demandas serão encaminhadas via programa, primando pela agilidade, clareza e transparência das ações.

A secretária de Gestão pessoal da Câmara em nome do presidente, o vereador Juca do Guaraná Filho, enfatizou que a função do No Paper consiste na desburocratização da máquina pública em benefício da população. “Ele gera uma economia financeira muito grande, uma vez que vamos parar de usar o papel, facilitando o acesso da população e do usuário interno da prefeitura, além da rapidez, pois hoje em dia é tudo físico, o prefeito tem que assinar fisicamente, depois uma pessoa leva ao protocolo. A partir de agora temos transparência, consulta pública, ou seja,  o acesso facilitado”, pontuou.

O gerenciamento do novo mecanismo ficará a cargo das Secretarias Municipais de Governo e Gestão. A expectativa é que seja colocado em prática na próxima semana, após o período carnavalesco por meio do envio do primeiro documento oficial na próxima sexta-feira (4).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *