https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/4d74c33f-1825-42b9-ae2a-8a14c3fc2078.jpg

GUERRA NA UCRÂNIA

Kiev tem explosões, e defesa antiaérea é acionada; Ucrânia rejeita entregar Mariupol

Maxar Technologies

Várias explosões foram ouvidas na capital da Ucrânia, Kiev, entre o fim de domingo (20) e início desta segunda-feira (21). Pelo menos oito pessoas morreram em um ataque a um shopping center na capital, que está sob novo toque de recolher. Também hoje, o prazo emitido pela Rússia para que as autoridades de Mariupol entregassem a cidade foi ignorado após os ucranianos rejeitarem os termos da demanda russa.

Mariupol, que antes da guerra abrigava cerca de 450.000 pessoas, está sob ataque constante das forças russas desde o início de março, com imagens de satélite mostrando destruição significativa em áreas residenciais. Segundo relato à CNN do capitão Svyatoslav Palamar, do Regimento da Guarda Nacional Azov em Mariupol, “bombas estão caindo a cada 10 minutos” na cidade.

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia ainda não renderam um avanço significativo para gerar um encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

Apesar disso, novos corredores humanitários foram acordados entre russos e ucranianos para esta segunda, mas Mariupol ficou de fora da lista, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

Aliados da Ucrânia, países ocidentais reunidos principalmente na Otan ainda tentam entender qual é o real status das negociações entre os países. Líderes dos Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Reino Unido irão conversar virtualmente nesta segunda.

O presidente americano Joe Biden informou que viajará à Polônia na próxima sexta-feira (25) para reunião com o líder polonês Andrzej Duda sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Destaques das últimas 24 horas

  • Prefeito de Kiev anuncia novo toque de recolher na capital ucraniana
  • Kiev registra explosões e lança baterias antiaéreas; ataque a shopping mata 8
  • Ucrânia rejeita demanda de governo russo para rendição de Mariupol
  • Segundo a ONU, 10 milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia
  • Rússia aprova oito corredores humanitários na Ucrânia, mas Mariupol fica de fora
  • Kremlin diz que negociações de paz com a Ucrânia ainda não renderam avanços
  • Fechamento de espaço aéreo russo recria rota da Guerra Fria com voos sobre o Polo Norte

Vídeo: Especialistas analisam qual o risco de um conflito nuclear com guerra na Ucrânia

Ao menos oito civis morrem em ataque russo a shopping de Kiev

Pelo menos oito pessoas foram mortas em um ataque russo a um shopping center no distrito de Podilskyi, na capital ucraniana de Kiev, segundo o procurador-geral ucraniano.

Um shopping center e carros em um estacionamento adjacente pegaram fogo após bombardeios russos no distrito de Podilskyi, em Kiev, informou o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia no final do domingo, acrescentando que 63 bombeiros trabalharam para extinguir as chamas que atingiram o terceiro e quarto andares do prédio.

“Como consequência do ataque de mísseis inimigos e do incêndio resultante, um shopping center foi destruído, as janelas dos prédios residenciais próximos e os veículos estacionados nas proximidades foram danificados”, disse o procurador-geral em um post em seu canal no Telegram.

“Bombas estão caindo a cada 10 minutos”, diz oficial ucraniano em Mariupol

A cidade de Mariupol foi alvo de diversos ataques na madrugada desta segunda-feira (21), informaram forças ucranianas locais à CNN.

“Bombas estão caindo a cada 10 minutos. Navios de guerra da marinha russa estão bombardeando. Ontem, os soldados desarmaram quatro tanques, [assim como] veículos blindados e tropas. Ainda precisamos de munição, armas antitanque e defesa aérea”, disse o capitão Svyatoslav Palamar, do Regimento da Guarda Nacional Azov, em Mariupol.

Palamar disse que ele e seus companheiros não se renderiam em Mariupol.

O prazo emitido pela Rússia para que as autoridades de Mariupol entregassem a cidade passou às 5h de Moscou (23h de domingo, pelo horário de Brasília), com os ucranianos rejeitando o ultimato.

Comboio de ônibus saindo de Mariupol, destruída por ataques / magem de satélite/Maxar Technologies

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de março de 2022 às 12:25:36