https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/industria-setor-industrial-producao-fabrica-calcados-27082021170506789.jpeg

APONTA FGV

Confiança da indústria cai pelo 8º mês seguido e atinge menor nível desde julho de 2020

MIGUEL ÂNGELO/CNI/DIVULGAÇÃO

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) recuou 1,7 ponto em março e atingiu os 95 pontos, o menor patamar desde julho de 2020 (89,8 pontos), de acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas).

A oitava queda seguida do indicador derrubou o otimismo do setor na métrica trimestral. No período compreendido entre janeiro e março, a confiança industrial também caiu 1,7 ponto.

Para Aloisio Campelo Jr., economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a indústria segue a tendência de redução dos níveis de confiança iniciada no segundo semestre do ano passado, após uma “espetacular recuperação” do choque da primeira onda da Covid-19, quando se beneficiou da redução da demanda por serviços.

“Chama a atenção no mês o aumento do pessimismo quanto à evolução da produção e da situação geral dos negócios nos próximos meses. Concorrem para isso a perda de força da demanda interna, a alta dos juros e, em março, a reposição de estoques industriais, que andavam muito abaixo do desejável há alguns meses”, afirma Campelo.

O resultado de março foi influenciado por uma piora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das perspectivas para os próximos meses. O ISA (Índice de Situação Atual) recuou 1,1 ponto, para 97,4 pontos, o menor valor desde julho de 2020 (89,1 pontos). Já o IE (Índice de Expectativas) caiu 2,1 pontos, para 92,8 pontos, o menor patamar também desde julho de 2020 (90,5 pontos).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *