https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-07-at-06.49.17.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EDUCAÇÃO

Claudinei quer posicionamento do Estado sobre Unemat de Rondonópolis

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) apresentou requerimento de n.º 241/2022, nesta quarta-feira (6), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa, à Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) e para a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para obter esclarecimentos sobre o campus da instituição de ensino superior pública, instalada em Rondonópolis, que iniciou o processo construtivo, no ano de 2020.

A unidade é uma extensão do campus do município de Alto Araguaia, sendo que o parlamentar avalia que Rondonópolis já era para ter uma sede própria por ser a terceira cidade e segunda maior economia do Estado.

“Vale salientar que essas obras foram iniciadas pela Prefeitura de Rondonópolis. O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) conseguiu o espaço do antigo aeroporto, bem amplo, saída para Cuiabá, para construir o campus que iniciou, há quase dois anos. É uma vergonha para o tamanho da cidade de Rondonópolis, não ter um campus próprio”, comenta.

Ensino

Atualmente, os cursos promovidos aos acadêmicos pela instituição são aplicados – de forma provisória – na Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, no bairro Residencial Edelmina Querubim. “Esse ano, eu ia até encaminhar uma emenda de R$ 1 milhão, para ajudar com um novo curso na área da saúde. Mas, não teve como, pois não tinha previsão de quando ia começar a funcionar o prédio e não podíamos correr risco de perder essa verba. Com isso, destinamos esse recurso para a saúde, sendo distribuído para outros municípios”, justificou Claudinei.

Ele acrescentou que entrou em contato com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, Neiva Terezinha de Cól, que informou que o cronograma do processo construtivo do campus está dentro do prazo. “Na verdade, é preciso que os representantes do governo de Mato Grosso, reitoria da Universidade e prefeitura municipal sentem e cheguem a uma definição para resolver as respectivas pendências, para que ainda esse ano, a Unemat de Rondonópolis, possa ter uma sede própria e comece a fazer os atendimentos devidos aos acadêmicos no prédio”, explica.

Hoje, a Unemat de Rondonópolis possui 14 turmas conveniadas com o município e cerca de oito cursos sendo implantados no município. Todo o processo construtivo teve o apoio financeiro de empresários que contribuíram com a estruturação física, sendo uma parceria pública e privada. “O prefeito fez mais do que a parte dele. Precisava dessa parceria. Não sei o que o governo estadual tem contra o município. Não sei o que tem contra Rondonópolis. Tudo que tem que resolver, fica travado, seja na área da saúde, infraestrutura ou educação. Precisamos resolver urgente essa situação da Universidade! ”, conclui Claudinei.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de abril de 2022 às 19:26:40
  • 7 de abril de 2022 às 19:25:58