https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-11.20.02.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EDUCAÇÃO

Articulação de Max garante escola para mais de 200 alunos indígenas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Na semana alusiva ao Dia do Índio, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, destaca uma comemoração suplementar à população indígena. Por meio de articulação, junto ao Governo do Estado, o parlamentar deu encaminhamento à tratativa, que resultou no anúncio da reconstrução da Escola Estadual Pirineus de Souza, localizada na Aldeia Aroeira, zona rural de Comodoro.

“Na realidade, o prédio utilizado pelos indígenas era um barracão de 1985 adaptado com salas. Agora, mais de 200 alunos poderão ter uma estrutura digna para conclusão dos seus estudos, graças à atuação deputado Max Russi”, comemorou a secretária de Educação do município, Daiane dos Anjos.

Ela acompanhou a condução dos trabalhos, junto ao secretário adjunto da secretário-adjunto executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Amauri Monge Fernandes.

Para o aniversário da cidade, no próximo dia 13 de maio, o deputado Max Russi também antecipou a entrega de mobiliários para a escola. “São carteiras, aparelhos de ar-condicionado e outros móveis, que inclusive serão direcionados também para a escola”, anunciou.

Plantio sustentável – Para Max Russi, a educação básica é um dos gargalos enfrentados pela população indígena. “Outra questão que defendo é a autonomia e o fomento da agricultura familiar nas comunidades indígenas”, complementou.

Russi é autor de uma emenda parlamentar, que vai garantir o plantio sustentável de arroz, em 67 aldeias Xavantes e Bororo de General Carneiro, região do Araguaia. Essa é uma parcela do investimento, na ordem de R$ 1.1800,00 milhões, que colocará em prática o projeto, considerado inédito em todo o país.

“Precisamos melhorar a qualidade de vida dos indígenas sem comprometer seus costumes, valores e ambiente. Se o poder público pode chegar até a aldeia, então nós iremos lá”, assegurou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *