https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/reciclagem.png

ALMT - Posto TRE - Abril

PRIMEIRA

Central para reciclagem de eletroeletrônicos é criada em Cuiabá

Reprodução/Assessoria

A primeira central para a reciclagem de eletroeletrônicos foi criada nessa quarta-feira (20), em Cuiabá. O objetivo é realizar o descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos .

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a ação traz vantagens como a criação de empregos, preservação dos recursos naturais a contribuição para a redução do consumo de energia elétrica e água.

O projeto tem parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que vai transformar os materiais reciclados em matérias-primas para a indústria.

A associação explica que depois que o material é encaminhado para a central, é feita uma triagem e 40% é reaproveitado. Cerca de 60% do material é desmontado e o plástico, metal e substâncias tóxicas são separados.

Já o trabalho de retirada do cobre dos fios elétricos é feito sem a necessidade de derretimento e queima do plástico, que é um processo poluente. Os fios são triturados e separados por um processo ambientalmente correto, e o cobre segue para ser reaproveitado pela indústria.

Em Mato Grosso são recicladas cerca de 225 toneladas por ano e há a expectativa de aumento deste material, segundo a associação.

A central fica localizada na Rua Miranda Reis, 151, Bairro Poção, em Cuiabá. Para grandes quantidades de materiais, a central também agenda a coleta.

Serão recebidos todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso, como geladeiras, condicionadores de ar, computadores, ventiladores, micro-ondas, aparelhos de som, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, entre outros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *