https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/50788556957_a1d1afd755_c.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

TIGRESA VIP

Edna Sampaio defende diversidade no Partido dos Trabalhadores

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Câmara de Cuiabá

A vereadora Edna Sampaio (PT) criticou nesta segunda-feira (25) a decisão do Partido dos Trabalhadores de desfiliar a pré-candidata Esther Caroline. Ela  afirmou que ficou triste e aborrecida com a situação e defendeu a permanência da jovem na sigla.

A parlamentar ponderou sobre o  respeito devido pelos pré-candidatos ao que diz o estatuto do partido e  a lei eleitoral. Mas argumentou que isso não se aplica à filiação.

“Não somos candidatos. Não confirmamos nossas candidaturas na convenção, estamos nos apresentando para depois confirmar a candidatura no momento correto, conforme mandam a lei e o estatuto. Mas a filiação é outra situação: todas as pessoas trabalhadoras, que lutam pelos direitos, são bem vindas ao PT”, disse ela.

Para ela, o fato de ter havido estranhamento diante da atitude do PT só demonstra o quanto o partido é reconhecido pela sociedade como um partido inclusivo, de defesa das mulheres e da classe trabalhadora.

“Causa, realmente, estranheza, este tipo de encaminhamento. Acredito que a não filiação por um argumento meramente burocrático pode ser corrigida perfeitamente e restituído o direito da ‘Tigresa’ de engrossar as fileiras do Partido dos Trabalhadores “, comentou ela.

“Não somos moralistas e sabemos que cada um inventa e reinventa os modos de sobreviver em uma sociedade tão desigual. Deixemos o moralismo e a exclusão para quem sempre nos tratou assim. O PT é um espaço democrático. Estamos no partido para lutar para que ele siga sendo a representação da classe trabalhadora, sem discriminação e preconceito. O PT é o partido que defende as mulheres e vai continuar sendo, se depender de nós”, disse ela. 

A vereadora classificou a candidatura de ‘Tigresa’ entre as que fogem do padrão normativo – como a dela própria,  uma mulher negra e de família pobre – e opinou que o número de candidaturas de pessoas de diferentes classes sociais tende a aumentar.

“A classe trabalhadora, que representa diferentes aspectos da organização do trabalho e sobrevive de formas tão diferentes, começa a perceber o quanto a política é importante. E deve acontecer exatamente isso: as pessoas vão começar a procurar espaços, porque já sabem que quem defende a gente somos nós mesmos”, disse.

“Por isso, defendo candidaturas de mulheres, independente do que elas representem ou façam. Quero acreditar e dedicar meu esforço pessoal para que essas pessoas venham para o PT, se candidatem e representem segmentos que hoje não estão representados na política. É disso que estamos precisando para fortalecer a nossa democracia, para termos mais diversidade e representatividade”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de abril de 2022 às 12:55:01